A APMTAC recebeu um total de oito teses para análise (foto: Pixabay / Creative Commons)

Albertino Arteiro, bolseiro de pós-doutoramento e docente convidado no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e colaborador do INEGI, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC) com o Prémio ‘Melhor Tese de Doutoramento 2016’, que pretende distinguir jovens investigadores nas áreas da Mecânica Aplicada e Computacional.

Com o objetivo de realçar distintas contribuições de investigadores no início das suas carreiras científicas, o prémio da APMTAC recebeu este ano um total de oito teses na área da Mecânica Aplicada e Computacional. Além destes trabalhos, são avaliados também os curriculum vitae dos candidatos.

Intitulada “Structural Mechanics of Thin-Ply Laminated Composites” (Mecânica Estrutural de Compósitos Laminados Ultrafinos), a tese do investigador da FEUP apresenta um estudo de caracterização e análise mecânica e estrutural de compósitos laminados avançados de matriz polimérica compostos por camadas ultrafinas. Para isso, foi realizada uma extensa campanha experimental em diferentes reforços com espessuras distintas. Foram também realizadas análises de micromecânica computacional para estudar, ao nível da microestrutura, a resposta das camadas em laminados multidirecionais e foi proposto um novo conjunto de critérios de rotura para prever a rotura das camadas no interior de laminados com camadas empilhadas em diferentes direções. Posteriormente, foi implementado um “modelo de fissuração distribuída” para simular a rotura e a propagação de dano em materiais compósitos laminados, e, finalmente, foram apresentados métodos de análise macromecânicos baseados em soluções analíticas formuladas ao nível do laminado homogeneizado, como forma de melhorar a capacidade de previsão da resistência e modo de rotura de estruturas compósitas.

Albertino Arteiro é antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP e do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica, tendo realizado a tese em colaboração direta com a Airbus e com o apoio de uma Bolsa individual de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A tese pode ser acedida através do Repositório Aberto da U.Porto aqui.

O prémio será entregue em julho de 2017, numa cerimónia pública, durante o “Congreso de Métodos Numéricos en Ingeniería”, em Valência, Espanha, evento que conta com a coorganização da APMTAC.