O médico João Fernandes Silva, antigo estudante e atual docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi distinguido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) com o Prémio Daniel Serrão 2022, um galardão que premeia o estudante com a melhor média de Medicina nas três escolas médicas do norte de Portugal.

Ao concluir o Mestrado Integrado em Medicina com a média de 18,125 valores, João Fernandes Silva destacou-se entre as centenas de novos médicos que se graduaram na região norte, em 2021. Recentemente, o jovem médico foi um dos distinguidos durante a cerimónia do Dia da Graduação da FMUP.

“Estou muito honrado e feliz por receber este prémio e acho que foi através do meu interesse, empenho e esforço que cheguei até aqui hoje”, afirmou numa mensagem de vídeo durante a entrega do prémio, que decorreu no passado mês de julho, no âmbito das comemorações do Dia do Médico da SRNOM.

A par dos agradecimentos à família, amigos, professores e instituições, João Fernandes Silva, que já em 2017, após o primeiro ano do curso, tinha sido distinguido pela Universidade do Porto com o Prémio Incentivo, reconheceu que o esforço empreendido até agora “continuará a existir para que seja um bom profissional e consiga alcançar todos os objetivos”.

“A prática da medicina é uma arte difícil, com muitos desafios e o futuro é incerto, mas tenho a certeza que quero pertencer ao grupo privilegiado de médicos que amam o que fazem e querem continuar a aperfeiçoar a ciência por detrás da arte”, destacou o também docente da FMUP no seu discurso.