FilipaMartinsSilva_300x200

Filipa Martins Silva terminou o Mestrado Integrado em Medicina com a média final de 17.772 valores.

O Prémio Daniel Serrão, atribuído pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) ao aluno que concluiu o curso de Medicina com a melhor classificação nas três escolas médicas da Região Norte, foi este ano entregue a Filipa Martins da Silva, recém-graduada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Tendo concluído o curso com a média de 17.772 valores, Filipa Martins da Silva distinguiu-se como a melhor finalista de Medicina da Região Norte no ano de 2015. Uma proeza que, em entrevista à SRNOM, atribuiu a uma exigência própria incutida “desde pequenina pela sua primeira professora, a avó” e à qualidade da formação da FMUP. “Não tenho dúvidas que aprendi com os melhores em muitas das áreas”, explicou.

Para Filipa Martins da Silva, a atribuição deste prémio é “sem dúvida, uma honra”. “É muito gratificante sentir que o nosso esforço e entrega são reconhecidos, sobretudo quando se trata de um prémio associado ao Professor Daniel Serrão, alguém que foi completo não só na Medicina, mas também no exercício de uma cidadania ativa”.

De facto, a jovem médica que ingressou no Mestrado Integrado de Medicina com a média de 19.6 valores, confessa que a escolha do curso teve como uma das principais motivações a vertente humana da profissão, nomeadamente “da procura ativa pelo bem-estar do outro”.

Filipa Martins da Silva encontra-se atualmente a cumprir o primeiro ano de internato em Lisboa, mas pensa regressar ao Norte já em janeiro para iniciar a sua especialização em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Uma escolha não muito habitual para quem termina o curso com a melhor média final, mas que é justificada pelo facto de “atuar na saúde mental mais a montante e, de alguma forma, poder haver mais potencial de recuperação”.

A entrega do Prémio Daniel Serrão realizou-se no dia 18 de junho, durante a cerimónia do Dia do Médico da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, evento anual onde são também homenageados os médicos que completaram os 25 e os 50 anos de profissão.