INESC TEC participa em projeto que pretende eliminar o difícil acesso aos cuidados e terapias adequados para a depressão.

O projeto “iCare4Depression” (Eu cuido da Depressão), desenvolvido pelo INESC TEC, em colaboração com o ISMAI, é um trabalho inovador que combina psicoterapia frente a frente com aplicações móveis e plataformas web para apoiar o tratamento da depressão, reduzindo simultaneamente os custos associados ao mesmo.

Neste momento, o iCare4Depression está a realizar um estudo piloto, a fim de testar as ferramentas digitais disponíveis e aprimorar o processo de avaliação e intervenção com estas ferramentas.  Como tal, estão abertas inscrições a interessados em fazer um tratamento gratuito e inovador da depressão clínica. O projeto disponibiliza 2 sessões de avaliação mais cerca de 16 semanas de tratamento, realizadas por profissionais especializados. As inscrições deverão ser efetuadas a partir do menu “Inscrição” disponível no site icare4depression.ismai.pt.

A depressão é uma doença com um forte impacto negativo no bem-estar e no funcionamento da pessoa. Pode ser duradoura ou recorrente, prejudicando substancialmente a capacidade do indivíduo de funcionar no trabalho ou na escola ou de lidar com a vida diária. Na sua forma mais grave, a depressão pode mesmo levar ao suicídio. A nível global, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, o equivalente a 4,4% da população mundial, são afetadas por esta condição. Estes números são preocupantes e estão a aumentar a cada ano que passa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Projeto combina terapia face-a-face com  ferramentas digitais, tais como aplicações móveis, desenvolvidas pelo INESC TEC.

Trata-se de um problema de saúde com elevado impacto na saúde física e psicológica da população e que pode ser tratado e até prevenido. A questão hoje em dia prende-se em especial com o difícil acesso aos cuidados e terapias adequados. Assim, o iCare4Depression poderá ser vantajoso, pois a literatura aponta para o uso de terapia combinada (terapia face-a-face apoiada por ferramentas digitais) como uma solução promissora no combate à depressão quer em termos de custo, quer em termos de eficácia do tratamento.

A instituição promotora do projeto é a Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior C.R.L., através do seu Laboratório de Investigação em Psicoterapia do ISMAI, e conta, além do INESC TEC, com as seguintes instituições participantes: Centro de Psicologia da Universidade do Porto, VRIJE Universiteit Amsterdam, University of Limerick e ARS Norte.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa COMPETE 2020.