Um mês apenas após a última edição, a Federação Académica do Porto (FAP) vai organizar, nos meses de março e abril, uma Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea, aberta a toda a comunidade.

“A necessidade de reforçar as reservas nacionais de sangue permanece, justifica a FAP, sobreo reforço de uma iniciativa que vai passar por quatro faculdades da Universidade do Porto ao longo das próximas semanas.

Depois de uma primeira paragem na Faculdade de Ciências, no dia 17 de março, a iniciativa vai ainda passar pela Faculdade de Engenharia, a 22 de março (das 9h00 às 19h00) e pela Faculdade de Economia, a 30 de março (das 14h00 às 19h00).

A última paragem está marcada para 31 de março (das 14h às 19h), na Faculdade de Letras.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádivas é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50kg.

As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido COVID-19 devem aguardar 14 dias após a resolução dos sintomas para se voltarem a candidatar. Já os que foram vacinados contra a COVID-19, com vacinas de mRNA Pfizer (Cominarty) e Moderna (SpikeVax), podem ser aceites como dadores de sangue, desde que se sintam bem e estejam assintomáticos.

Nos últimos anos, a iniciativa Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea, promovida pela FAP em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, conseguiu obter milhares de colheitas, permitindo, desta forma, ajudar aqueles que mais precisam.