“A Ciência tem aspectos muito difíceis de alcançar e trabalha com um instrumento valiosíssimo e indispensável, instrumento que não se encontra nos laboratórios nem nos museus, que não se vê, nem se apalpa: a Matemática. Sem o conhecimento da Matemática é absolutamente impossível penetrar-se no conhecimento profundo de qualquer assunto científico”. As palavras saem do livro a História do Átomo (1975), de Rómulo de Carvalho, para servir de mote ao debate que, no próximo dia 27 de maio, quinta-feira, pelas 17h00, vai reunir matemáticos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) numa iniciativa pioneira. 

Quem são, o que fazem, realmente, e onde estão os matemáticos na sociedade? Que caminhos é que o mercado de trabalho oferece para além do ensino e da investigação. Estas são algumas das perguntas que vão ser respondidas por especialistas das três grandes áreas da matemática, Pedro Ventura Silva, da álgebra, José Ferreira Alves e Jorge Milhazes Freitas, da análise, e Peter Gothen, da geometria, numa sessão em que se vai falar sobre a importância desta área e o papel dos matemáticos nas sociedades atuais.

A moderação do debate ficará a cargo dos docentes Carlos Menezes e António Machiavelo, da Comissão Científica do Mestrado em Matemática. 

Este evento, que terá transmissão em direto através do canal do Youtube da FCUP, destina-se a todos os estudantes de licenciatura em Matemática, Física, e áreas afins e a todos os que quiserem saber mais sobre esta área do conhecimento.