A MEDIDA já é uma Spin-off U.Porto! Esta é a quinta empresa criada no âmbito do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, unidade de I&D da Universidade do Porto, a receber esta chancela.

Acrónimo de Medicina, Educação, Investigação, Desenvolvimento e Avaliação, a MEDIDA é uma empresa da área da saúde criada em 2007 e liderada por João Fonseca, médico imunoalergologista e investigador do CINTESIS.

A atividade da MEDIDA consiste no desenvolvimento, avaliação e distribuição de produtos e serviços para pessoas com doenças crónicas, especialmente para doentes respiratórios ou alérgicos. O seu objetivo é aumentar a qualidade dos cuidados de saúde através da investigação, desenvolvimento e inovação, bem como melhorar a qualidade de vida dos doentes através de soluções e serviços de saúde personalizados.

Entre os seus principais projetos contam-se uma aplicação móvel para aumentar a adesão à terapêutica inalada da asma (INSPIRERS), os questionários CARAT (Controlo of Allergic Rhinitis and Asthma Test) e CARATKIDS, usados em mais de 20 línguas, um sistema de suporte à decisão clínica através de uma aplicação web interativa que auxilia a interpretação dos valores de óxido nítrico exalado (FENO) e conteúdos educativos para plataformas web.

Além da MEDIDA, outras quatro empresas nascidas no CINTESIS já receberam a chancela de Spin-off U.Porto, atribuída pela U.Porto Inovação (UPIN) às empresas criadas com o objetivo de explorar novos produtos e serviços de base tecnológica e inovadora que nasceram a partir de ideias ou processos do I&D gerados da U.Porto. São elas a Healthy Systems, a VirtualCare, a FASTinov e a IS4Health.