A equipa da McGillUniversity (Canadá) venceu a primeira edição da FEP – U.Porto International Case Competition (FEP – U.PORTO ICC 2013), a primeira competição portuguesa de resolução de casos de negócio, que teve lugar de 21 a 25 de outubro, numa organização da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

A final, disputada no Salão Nobre da FEP, contou com a participação de algumas das melhores business schools de todo o mundo. Para além da equipa vencedora, constituída pelos estudantes Shonezi Noor, Katan Patel, Julia Brooke Freeman e Jeremy Singere  acompanhada pelo Faculty Advisor Richard Donovan, participaram também a John Molson School of Business (Canadá) e a University of Otago (Nova Zelândia), que foram apuradas entre as nove equipas em competição, provenientes de quatro continentes.

Como elemento diferenciador das competições existentes, a FEP – UPorto International Case Competition adotou o formato Live Case, isto é o problema estratégico que se pretendia ver resolvido pelas equipas participantes foi apresentado ao vivo pelo CFO da EDP Renováveis, Rui Teixeira, no passado dia 23 de outubro. Os estudantes tiveram depois 40 horas para resolver o caso, à porta fechada, num quarto do Hotel Porto Palácio, sem qualquer contacto com o exterior.

Nos dois dias anteriores as equipas tiveram oportunidade de conhecer o Porto e também a FEP, onde apresentaram um caso de estudo sobre a Ramos Pinto que tinham resolvido no país de origem.

Antes de chegar à fase final os estudantes fizeram ainda uma apresentação preliminar sobre o caso de negócio que analisaram, tendo sido apurada a melhor equipa de cada grupo.

Para além das equipas finalistas, participaram na competição equipas da FEP, da IE Business School (Espanha), da BI Norwegian Business School (Noruega), da Nanyang Business School (Singapura), da University of New South Wales (Australia) e da University of Washington (EUA).

A competição acabou da melhor forma com um jantar de encerramento no qual foram anunciados os vencedores.