Promover o pensamento matemático por meio do desenvolvimento, implementação e disseminação de ferramentas educacionais de livre uso e adequadas à era digital. Este é um dos objetivos do projeto Mathina, que envolveu a criação de diversos materiais dirigidos ao ensino formal e não-formal da Matemática, através de histórias matemáticas, diversas apps e materiais ilustrativos.

O Mathina é um projeto Erasmus+, que contou com a participação em Portugal da Associação Atractor, uma associação portuguesa sem fins lucrativos e dedicada à divulgação da matemática.

“Os materiais, que se encontram em português, contemplam quatro faixas etárias distintas: dos 4 aos 6, dos 7 aos 10, dos 11 aos 14 e dos 15 aos 19+ anos, e estão disponíveis gratuitamente, sendo as suas apps não só acessíveis em PCs como em tablets e smartphones. Podem ser usados por pais e respetivos filhos, para juntos aprenderem de um modo lúdico, por professores como uma ferramenta didática, ou diretamente por jovens ansiosos por aprender mais matemática”, explica António Machiavelo, membro da Associação Atractor e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Entre os materiais produzidos estão, por exemplo, filmes, imagens e animações e também conteúdos pensados para pais e educadores, como um manual de apoio específico para os professores.

Deste modo todos se podem deixar encantar com as aventuras de Mathina, do seu irmão Leo, do feiticeiro e de muitas outras personagens que ajudam a introduzir conceitos e ideias matemáticas através de histórias, desafios e puzzles.

Para além da Associação Atractor, que conta com o apoio da U.o e da FCUP, participaram também neste projeto Europeu a Bragi Vizualne Komunikacije, na Eslovénia, Curvilinea Società Cooperativa, em Itália, Experience Workshop, na Finlândia e Imaginary, na Alemanha.