Já há quem lhe chame um “jovem prodígio”. É, com toda a certeza, um talento muito promissor e vai ter a oportunidade de o demonstrar no próximo dia 3 de junho, quando subir ao palco da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. O concerto de Martim Coimbra Pereira está marcado para as 18h30 e tem entrada livre.

Para este espetáculo, o jovem pianista de apenas 15 anos preparou um “cardápio” composto por obras de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Alexander Nikolayevich Scriabin e Franz Liszt.

Começaremos com Johann Sebastian Bach: Prelúdio e Fuga em Sol menor, BWV, 885. Segue,-se a Sonata para piano em Mi bemol maior, op.31 nº 3 (1. Allegro; 2. Scherzo: Allegreto vivace; 3. Menuetto: Moderato e grazioso; 4. Presto con fuoco), de Ludwig van Beethoven, Estue do para piano em Dó sustenido menor, op. 42 nº 5, de Alexander Nikolayevich Scriabin .

Por fim, Martim Coimbra Pereira irá interpretar a Balada nº2 em Si menor,  de Franz Liszt,

Este é mais um concerto incluído no ciclo Música na Cidade, uma iniciativa promovida pela U.Porto, em colaboração com a Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), que promete animar os finais da tarde na Casa Comum ao longo dos próximos meses.

Sobre Martim Coimbra Pereira

Natural do Porto, onde nasceu em setembro de 2006, Martim Coimbra Pereira foi aluno de Rosgard Lingarsson no Conservatório de Música do Porto (CMP), tendo ainda frequentado masterclasses com nomes como Paulo Oliveira, Fernando Pujol, Pedro Emanuel Pereira, Miguel Borges Coelho, Cathy Krier e Christopher Park.

Apesar da sua juventude, soma já inúmeras distinções, incluindo o 1.º prémio dos concursos Ibérico do Alto Minho, Internacional Santa Cecília, Nacional Paços Premium, Concurso Interno CMP (2015 e 2018) e o Prémio Bomtempo. Foi segundo classificado no Concurso Internacional Ricard Viñes, em Espanha.

Em 2017, apresentou-se em recital no Palácio dos Marqueses de Fronteira e Alorna, em Lisboa. Foi-lhe dedicada uma peça pelo compositor Telmo Marques, a qual estreou na Maratona de Pianistas da Casa da Música.