Ser “a melhor Universidade de Desporto do país e pelo facto de ser a mais perto de casa” foram as principais razões que levaram Mariana Costa a escolher a licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) para iniciar os seus passos no ensino superior.

Do primeiro ano do curso, a estudante destaca as “pessoas novas”  e as amizades que criou, sem deixar de parte o ambiente que se vive na faculdade” bem como a competência dos professores.

Contudo, conciliar entre os estudos e as atividades extracurriculares não foi tarefa fácil. A verdade é que no meio de uma rotina tão complexa, “há dias que é difícil parar para respirar durante 1 minuto”, mas nem por isso a jovem de Braga deixou de dar luta. E de vencer.

Com uma média de 17,75 valores no primeiro ano do curso, Mariana Costa é a representante da FADEUP entre os 20 vencedores do Prémio Incentivo 2023, uma distinção que descreve como “gratificante” e um “reconhecimento” do seu “esforço e trabalho”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Basicamente a minha escolha foi super simples, por ser a melhor Universidade de Desporto do país e pelo facto de ser a mais perto de casa. Moro em Braga e vou e venho todos os dias de autocarro, uma vez que treino atletismo todos os dias lá e porque sinceramente neste momento faz mais sentido viver na casa dos meus pais.

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Gostei muito de conhecer pessoas novas, que atualmente são muito minhas amigas. Também gostei e gosto muito do ambiente que se vive na faculdade e sem dúvida de aprender com professores muito competentes.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Eu acho que uma das coisas que gostaria de ver melhorado sem dúvida é a disponibilidade de comida vegetariana, e a questão dos horários. Por exemplo, neste semestre dentro do mesmo ano há pessoas com 2 dias livres e pessoas com aulas todos os dias e inclusive 2 dias até às 19.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Considero que este prémio é o reconhecimento de todo o meu esforço e trabalho. Conciliar a faculdade, com treinos, estudar e ainda tentar manter uma boa saúde mental é extremamente difícil, há dias que é difícil parar para respirar durante 1 minuto e por isso, ver que o meu esforço foi recompensado é gratificante.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Daqui a 10 anos eu vejo-me a trabalhar na área de reabilitação e na de preparação física de atletas. No entanto, não descarto outras áreas nomeadamente a de atletismo, uma vez que sou apaixonada pela modalidade, mas também sou apaixonada pela saúde mental, por isso a área de psicologia do desporto fascina-me muito.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Enriquecedora.