Natural de Sandim (Vila Nova de Gaia), Mariana Costa cresceu “com vista” para o Porto. E para a Universidade em particular. “Sempre foi a minha vontade frequentar a U.Porto. Aliás, no ensino secundário eu ainda não sabia que curso escolher, mas essa era uma certeza que tinha”, confessa. Há um ano, a escolha recaiu no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia (FFUP).

De um primeiro ano vivido “a dois ritmos” devido à pandemia, a estudante de 19 anos destaca desde logo a receção aos novos estudantes, um “momento marcante que mostra como o Porto, e a Universidade sabem bem receber!” E se as expectativas em relação ao curso foram “largamente superadas”, Mariana rendeu-se também ao “espírito académico” que a levou,  por exemplo, a juntar-se ao Orfeão Universitário do Porto, como forma de “manter a minha ligação à música”.

E o mínimo que se pode dizer é que esta futura farmacêutica esteve bem afinada nas notas. Com uma média final de 17 valores no 1.º ano do curso, será ela a representante da FFUP entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. O significado? “Fico muito feliz por ver que o empenho e dedicação são motivo de um destaque dentro da comunidade académica”, realça Mariana Costa, que promete “continuar a trabalhar e a dar o meu melhor para obter bons resultados”.

– O que te motivou a escolher a U. Porto?

Sempre foi a minha vontade frequentar a Universidade do Porto. Aliás, no ensino secundário eu ainda não sabia que curso escolher, mas essa era uma certeza que tinha. A proximidade da minha área de residência também ajudou na escolha, mas foi sobretudo pelo seu prestígio e qualidade do ensino e da investigação que todos lhe reconhecem que optei pela U.Porto.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Apesar de ter sido um ano a dois ritmos, interrompido por um confinamento obrigatório que me obrigou a reajustes na vida académica, posso dizer que, do que mais gostei, foram das experiências que vivi na praxe: foram, sem dúvida, momentos inesquecíveis de amizade e camaradagem, que ajudaram na minha integração na vida universitária e da minha faculdade. Aliás, o momento de receção aos novos estudantes foi também um momento marcante que mostra, julgo eu, como o Porto, na sua generalidade, e a U.Porto especificamente, sabem bem receber! O espírito académico é algo que me marcou e que procurei conhecer participando nas experiências ao meu alcance – por exemplo, integrando o Orfeão Universitário do Porto, a forma que encontrei para manter a minha ligação à música… Também gostei bastante do meu curso e posso dizer que as minhas expectativas foram largamente superadas.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

De uma forma geral, estou muito satisfeita com a Universidade e sugeria apenas a melhoria ao nível do espaço onde tenho aulas, com a resolução das infiltrações no complexo da FFUP/ICBAS e o desfasamento dos horários de almoço ou o aumento das dimensões da cantina, que acho pequena demais para tantos alunos.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Tal como o nome indica, este prémio vai sem dúvida incentivar-me a continuar a trabalhar e a dar o meu melhor para obter bons resultados. É muito bom ver o trabalho de alguém reconhecido e fico muito grata à UP pelo incentivo e muito feliz por ver que o empenho e dedicação são motivo de um destaque dentro da comunidade académica!

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Olhando para o futuro, diria que me vejo daqui a 10 anos a trabalhar na minha área e no meu país, Portugal, aspetos que nos dias de hoje parecem ser às vezes difíceis de concretizar… Mas é-me um pouco difícil de imaginar que tipo de trabalho desempenharei, porque o curso tem muitas potencialidades ao nível das saídas profissionais e eu encontro-me ainda em início de (per)curso; por isso, nem sei bem a área na qual mais gostaria de exercer a profissão de farmacêutica…  Seguramente que descobrirei o que me fará mais feliz profissionalmente à medida que o conhecimento e as experiências forem sendo acumulados ao longo do curso.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Não é fácil a tarefa de condensar tanto numa só palavra, mas, se pudesse escolher livremente, diria: “Única”!.