Maria Eduarda Vieira da Costa, professora aposentada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai regressar a “casa” no próximo dia 17 se outubro, para apresentar o livro  “Eclipse”, que acaba de publicar.

É no auge dos seus 82 anos que a antiga docente decide avançar com a publicação, simultaneamente como “escape e realização pessoal, uma forma de ultrapassar angústias, ansiedades e tristezas, bem como um meio de celebrar alegrias e avivar a memória do passado”.

Os poemas de Maria Eduarda Vieira da Costa são claramente influenciados pelos cânones da poesia clássica portuguesa, com uma métrica e um ritmo peculiar, à qual empresta uma linguagem fluente e simples. O conteúdo semântico é portador das suas memórias filtradas pelo tempo e enquadradas por sentimentos de nostalgia, tristeza e encantamento com o mundo.

A  apresentação de “Eclipse” está marcada para as 17h00, na Sala de Exposições do Piso 0 da Biblioteca da FEUP.

Com entrada livre, a sessão contará ainda com um recital de poesia.

Mais informações através do e-mail agora@fe.up.pt.

Sobre a autora

Natural de em Vila Nova de Gaia, onde nasceu a 12 de abril de 1937, Maria Eduarda Vieira da Costa licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial na FEUP, em 1961. Ainda durante o curso, colaborou na criação do Laboratório de Química e de Eletroquímica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, no qual se doutorou em Eletroquímica (em 1987) e de que viria a ser diretora.

Depois de uma breve passagem por uma fábrica de tintas, lecionou diversas disciplinas de Química no Instituto Industrial do Porto até 1972, data que regressou à FEUP paa dar aulas de Química e Eletroquímica no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Secção de Utilização de Energia.

Durante o seu percurso como docente, apresentou diversas comunicações, em Portugal e no estrangeiro, tendo ainda publicoado inúmeros trabalhos em revistas nacionais e internacionais.

Abandonou o ensino e a função pública quando se reformou, como Professora Associada, em 2002.