Maria da Graça Castro Pinto, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), ex-Vice-Reitora e atual professora decana – a mais antiga em exercício – da Universidade, vai proferir, no próximo dia 30 de novembro, a partir das 17h00, a sua Última Aula, subordinada ao tema «A pretexto do insight: da marca pessoal à arte gerida pelo conhecimento»

Doutorada em 1984 em Linguística Aplicada (Psicolinguística e Neurolinguística) pela Universidade do Porto, Maria da Graça Costa Pinto cumpriu praticamente toda a carreira de docente na FLUP, onde é catedrática desde 1991.

Para além da atividade como professora, exerceu várias outras funções de relevo na faculdade. Foi Presidente do Conselho Pedagógico, Diretora do Programa Doutoral em Didática de Línguas, Presidente do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos e membro do Conselho Científico da FLUP.

Uma vida dedicada à (psico)linguística

Mas o percurso de Maria da Graça Castro Pinto é também indissociável do trabalho de investigação que desenvolveu no domínio da Linguística e, em particular, da Psicolinguística.

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto desde 1977, é autora de inúmeras publicações (livros e artigos em revistas da especialidade) nacionais e internacionais, em campos do saber tão diversos como a aquisição e processamento da linguagem, a aprendizagem de línguas estrangeiras, a leitura, a escrita-composição, a escrita científica e o efeito da literacia no envelhecimento cognitivo.

Neste último domínio, foi a responsável pela criação, em 2006, do então pioneiro Programa de Estudos Universitários para Seniores da Universidade do Porto, o qual permanece ativo até à atualidade. Em 1986, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência por um trabalho sobre “Abordagem a alguns aspetos da compreensão verbal na criança”.

Foi ainda avaliadora científica de várias revistas e artigos, avaliadora da FCT de projetos na área da Linguística, participou em júris académicos (concursos a provas), organizou conferências e workshops, sendo ainda autora de um número significativo de orientações pedagógicas e científicas.

Ao longo da sua carreira, Maria da Graça Castro Pinto desempenhou igualmente cargos de relevo em organizações nacionais e internacionais. Entre 1995 e 1997, foi Secretária-Geral da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL), organismo que viria a presidir de 2005 a 2007 e da qual é membro honorário desde 2014. É ainda membro do Comité Científico de diversas revistas estrangeiras da sua área.

Foi Vice-Reitora da Universidade do Porto de setembro de 1998 a outubro de 2001, tendo, durante o seu mandato, criado a Editora da U.Porto (atual U.Porto Press).

A cerimónia de jubilação de Maria da Graça Castro Pinto será transmitida online, com acesso livre, através do canal da U.Porto no Youtube.

Mais informações aqui.