O facto de se situar perto de casa (Oliveira de Azeméis) e ser “reconhecida quer a nível nacional, quer internacional” foram as principais motivações que, em 2020, levaram Margarida Santos a colocar a Universidade do Porto no topo das opções de candidatura ao Ensino Superior. Mais de um ano depois, a atual estudante do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) não tem dúvidas em afirmar que “foi a escolha mais acertada”.

A estudante de 19 anos destaca que, embora o primeiro ano tenha decorrido “quase totalmente à distância”, a “aquisição de conhecimento pelos estudantes” não ficou afetada. E Margarida é a prova disso mesmo. Com uma média de 17,72 valores no 1.º ano do curso, a futura médica foi um dos 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022.

“O reconhecimento do esforço e trabalho constitui um enorme incentivo ao sucesso e empenho dos estudantes”, admite Margarida Santos, sobre a distinção.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Para além da qualidade do ensino, reconhecida quer a nível nacional, quer internacional, situa-se na minha área de residência, pelo que foi a escolha mais acertada.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Apesar da situação pandémica ter levado a que o ensino fosse quase totalmente à distância, creio que isso não invalidou a aquisição de conhecimentos pelos alunos.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostaria que o ensino se focasse mais na aquisição de competências com maior aplicabilidade na prática clínica.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Considero que o reconhecimento do esforço e trabalho constitui um enorme incentivo ao sucesso e empenho dos estudantes.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Quero continuar a apostar na minha formação, de modo a crescer como pessoa e futura profissional.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Dedicação.