Margarida Louro Felgueiras, Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e figura de destaque no ensino e na investigação no domínio das Ciências da Educação em Portugal, vai aposentar-se no próximo dia 2 de fevereiro, culminando assim um percurso de 48 anos ligados à docência, 30 dos quais dedicados à FPCEUP.

Bacharel (1972) e Licenciada (1979) em História pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Margarida Louro  Felgueiras iniciou a sua carreira como docente na antiga  Escola Industrial Infante D. Henrique, no Porto (1972). Depois de uma década de atividade  no ensino secundário, concorreu, em 1984,  à Universidade do Minho para Assistente Estagiária em 1984, e ingressou na Unidade de Educação como docente de Metodologia do Ensino da História.

Em 1987, regressou a “casa” como Assistente Estagiária de Introdução às Ciências da Educação e História da Educação no Ramo Educacional dos cursos de Letras da FLUP. Em 1990, concorreu à FPCEUP, onde viria a concluir as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica três anos depois. Doutorada em Educação (2002) na mesma instituição, é professora associada desde 2007.

Uma referência das Ciências da Educação

Em paralelo com a docência, Margarida Louro Felgueiras é também um nome amplamente respeitado no campo da investigação em Ciências Educação, e, em particular, da História da Educação.

Autora de 14 livros e de mais de meia centena de capítulos de livros em obras coletivas e de mais de duas dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras, foi a responsável pela constituição do núcleo de investigação em História da Educação, Herança Cultural e Museologia no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP. Entre 2007 e 2010, coordenou a Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).

Os campos de interesse da docente e investigadora incluem também a história da infância, a criação da rede escolar, a herança cultural com particular relevo para a herança educativa. Nos últimos anos, tem vindo a focar-se em temáticas como a relação público-privado em Educação, a História do Ensino Agrícola em Portugal e Utopia e Pacifismo em Educação.

Do seu percurso científico destaca-se igualmente a participação em vários projetos nacionais e internacionais. Atualmente, coordena o projeto  REduF – Raizes da Educacao para o Futuro, (2018-2021), cujo objetivo é a criação de um Centro de Memória da Educação em Murça.

De Portugal para o mundo

Do percurso de Margarida Louro Felgueiras destaca-se ainda a forte ligação ao Brasil, país onde lecionou vários cursos breves e proferiu conferências em diversas instituições no âmbito da História da Educação.

Desde 2018, integra, como colaboradora estrangeira, o grupo de pesquisa NIEPHE – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Universidade de São Paulo, instituição onde desempenhou funções como professora convidada.

Presidente da Comissão Organizadora do 7.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (2008, Porto), foi ainda responsável pela organização do 7.º Encontro Ibérico da História da Educação  e do 2.º Forum Ibérico de Museologia da Educação. É, desde 2014, coordenadora do grupo português da Rede Internacional SPECIES.

Margarida Louro Felgueiras