O investigador Marco Alves, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, ocupa a primeira posição do ranking de melhores especialistas do mundo na área da fertilidade, elaborado pela plataforma Expertscape.

Lançado em 2003, o Expertscape constitui um site de referência para quem pretende encontrar os médicos e profissionais de saúde mais experientes do mundo em mais de 27 mil tópicos relacionados com as ciências biomédicas .

Os especialistas são classificados de acordo com a qualidade e a quantidade de publicações realizadas nos últimos dez anos, e indexadas na base de dados MEDLINE da National Library of Medicine.

Do ICBAS para o mundo

No caso de Marco Alves, esse trabalho tem vindo a ser realizado, em grande parte, nos laboratórios do ICBAS, onde chegou em 2016 como investigador FCT. Atualmente, é investigador auxiliar do instituto e faz parte da gestão científica da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB).

Foi também no ICBAS que o investigador de apenas 37 anos deu início a um grupo de investigação focado em endocrinologia, metabolismo e reprodução masculina. A sua principal área de trabalho incide na biologia reprodutiva masculina, na modulação metabólica, obesidade e causas fisiopatológicas de infertilidade.

Entre os inúmeros projetos que Marco Alves liderou inclui-se, por exemplo, o desenvolvimento de um composto inovador que garante uma melhoria acentuada da qualidade dos espermatozóides durante e depois da preservação. Em paralelo, vem-se também destacando no desenvolvimento de parcerias com algumas das mais importantes instituições cientificas do mundo na área das ciências biomédicas, casos do Imperial College London (Reino Unido) ou do Centro Americano de Medicina Reprodutiva (EUA). É também cientista convidado na Universidade de Bari (Itália). 

No currículo de Marco Alves não faltam também inúmeros prémios e distinções. Entre elas contam-se o Prémio “Nuno Castel Branco” (2017) e a edição 2019 do prémio do Grupo de Estudos de Investigação Fundamental e Translacional (GIFT), atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). Também 2019, foi convidado a fazer parte do novo programa de inovação da Merck KGaA, uma multinacional farmacêutica alemã com mais de 350 anos de história.

O “rosto de uma vasta equipa de pessoas”

Com a chegada ao topo do ranking elaborado pelo Expertscape, Marco Alves vê assim reconhecido a nível mundial o seu trabalho e conhecimento científicos na área da fertilidade. O investigador natural de Anadia assume-se, porém, apenas como “o rosto de uma vasta equipa de pessoas, nacionais e estrangeiras” que depositam confiança no trabalho que vem desenvolvendo.

Entre elas, destaca o “claro apoio de dois clínicos de excelência nesta área, os professores Mário Sousa [22.º classificado no mesmo ranking] e Alberto Barros” e, ainda, da coordenadora da UMIB, professora Mariana Monteiro”. Pelo meio, não esquece “as inúmeras mensagens de felicitações por parte de colaboradores e colegas”.

Futuro sem fronteiras

Este reconhecimento vem também consolidar e reforçar o plano de internacionalização que a equipa de Marco Alves tem vindo a implementar, abrindo ao mesmo tempo as portas a novas colaborações e à integração de novas redes europeias e mundiais.

Neste momento, o grupo integra dois projetos internacionais financiado ao abrigo do programa Cost Actions e soma vários convites para fazer parte de painéis de especialistas. Entre eles inclui-se que foi responsável pela recente publicação de diretrizes para testar a fragmentação de DNA em espermatozoides, coordenadas pelo Diretor do Centro Americano de Medicina Reprodutiva.

Atualmente, a equipa de Marco Alves tem estado focada na investigação em bioquímica da Andrologia, nomeadamente sobre os mecanismos bioquímicos de controlo da fertilidade em situações fisiológicas e de doença, particularmente doenças metabólicas. Na vertente bioquímica aplicada, o grupo conseguiu recentemente um financiamento avultado por parte de uma gigante farmacêutica internacional com vista ao desenvolvimento de um novo produto para preservação de gâmetas.

Segundo as previsões do investigador, este estudo transitará para ensaio clínico já em 2021. Antes disso, Marco Alves será um dos protagonistas de um dos simpósios integrados no prestigiado congresso Andrology2020 -, a decorrer de 5 a 9 de dezembro deste ano -, onde falará sobre a importância da cooperação metabólica entre células testiculares, para a espermatogénese.