O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na Sessão Solene integrada na Reunião das Academias Nacionais de Medicina de Portugal e do Brasil, que se realiza no dia 6 de dezembro na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Sob o mote “Medicina e Desafios de Futuro nos Países de Língua Portuguesa”, a reunião destaca-se por trazer ao Porto individualidades da Medicina e da Saúde de vários países lusófonos, nomeadamente do Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

Fátima Carneiro, professora da FMUP e presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, explica que “esta reunião pretende promover o conhecimento científico e o desenvolvimento do diálogo entre Academias de Medicina e académicos do espaço cultural e científico dos Países de Língua Portuguesa, sobre temas de interesse comum e de atualidade inquestionável”.

Ministro do Ensino Superior também marca presença

A reunião arranca às 10h00, com as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e dos presidentes das Academias de Medicina de Portugal e do Brasil. Segue-se uma sessão dedicada ao debate sobre os desafios para os Sistemas de Saúde, tutelada por Arno von Ristow e Maria do Céu Machado.

“As Populações e a Saúde no Século XXI” é o tema da segunda sessão, agendada para as 11h45, que terá ao comando Manuel Sobrinho Simões e Maurício Magalhães Costa. A sessão contará com uma palestra ministrada por Elisabete Weiderpass, presidente da IARC – International Agency for Research on Cancer, que fará um sumário da evidência científica existente no que se refere à prevenção do cancro.

Depois do almoço, segue-se a sessão sobre Medicina e Inovação. Presidida por Marcelo Barcinski e Maria Amélia Ferreira, a sessão vai permitir mapear os mais relevantes desafios no âmbito do ensino e da formação médica.

Às 16h00, terá início a Sessão Solene que encerra o evento, sob a chancela do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A acompanhá-lo na mesa estará o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, bem como os presidentes das duas academias de Medicina .

O evento é aberto a toda a comunidade institucional, mediante inscrição obrigatória, até 3 de dezembro.