Ao longo de um dia completo, os estudantes ser ãotestados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso.

Vinte e quatro horas serão suficientes para construir um protótipo funcional ou solucionar um problema real de uma empresa? Nos próximos dias 9, 10 e 11 de março, o desafio será lançado pelo BEST Porto aos cerca de 160 estudantes das faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto que vão participar na 5ª edição da European BEST Engineering Competition (EBEC).

A decorrer nas instalações da FEUP, esta competição será dividida em duas modalidades: “Team-Design”, em que os estudantes têm que desenvolver um protótipo “surpresa”, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e “Case-Study”, em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão.

Este ano o evento conta com 24 equipas na categoria de “Team-Design” e com 15 equipas para o “Case-Study”. Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver 50 estudantes da FEUP e Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), disponíveis para passar o fim de semana na faculdade para prestar apoio aos 160 participantes.

O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver em apenas 24 horas “non-stop” só serão revelados no arranque da prova, agendado para as 14h00 de sábado, dia 9 de março. A competição termina no dia seguinte, às 14h00. Na segunda-feira, 11 de março cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri. Os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 15h00.

Esta mega competição é organizada pelo Board of European Technology Students (BEST Porto), sediado na FEUP. A EBEC Porto é umas das muitas competições que vão decorrer em 80 cidades da Europa. As equipas vencedoras passam para a fase seguinte: EBEC Portugal, a ter lugar na Universidade de Aveiro, de 13 a 15 de abril. As melhores equipas dos vários países vão competir na fase final na Warsaw University of Technology, em Varsóvia, Polónia.

Sobre o BEST

O BEST – Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia, Ciência e Tecnologia de toda a Europa. É constituído por 91 grupos locais espalhados por 31 países europeus e tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes um desenvolvimento pessoal, cultural e académico. O BEST Porto, sedeado na FEUP, é um dos 91 grupos locais e representa a FEUP e a FCUP. Criadas há 10 anos, as competições de engenharia promovidas pelo BEST Porto destinam-se a todos os estudantes das áreas de ciências e engenharia e pretendem ensiná-los a resolver problemas práticos de forma espontânea, rápida e eficaz, trabalhando em equipa e aplicando na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas salas de aula.