A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) acolheu, nos dias 29 e 30 de outubro, mais uma edição da SciTeCh, a competição de ciência e tecnologia dinamizada pela BEST Porto (Board of European Students of Technology) com o objetivo de estimular o espírito crítico e competitivo e o pensamento “fora da caixa”.

A confirmar o sucesso desta conhecida “maratona”, foram cerca de 100 os estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto que marcaram presença na iniciativa, mais do que duplicando o número de participantes da edição anterior.

A todos os participantes da SciTeCh, integrados em equipas de quatro elementos, foi lançado o desafio comum de, num curto espaço de tempo, se organizarem, trabalharem em conjunto e apresentarem soluções para os problemas reais lançados nas duas modalidades a concurso – Team Design e Hackathon.

As equipas, compostas por quatro elementos, resolveram desafios em tempo recorde. (Foto: DR)

Na modalidade de Team Design, cujo desafio implicava a construção de um protótipo de uma catapulta acompanhada por uma ponte móvel, subiu ao primeiro lugar a equipa “Os Intrépidos”, composta por estudantes das licenciaturas em Física e Engenharia Física da FCUP.

Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelas equipas “Collective Tools” (formada por estudantes da FEUP e FCUP) e “Fomos monados” (licenciaturas em Ciência de Computadores, da FCUP, e em Engenharia Informática e Computação, da FEUP e da FCUP), que construíram uma ponte móvel elétrica, utilizando os motores DC que foram disponibilizados.

Já na modalidade Hackathon, que se apresentou como novidade desta edição, a primeira posição foi para a equipa “3 & Falha” (composta por estudantes das licenciaturas em Engenharia Informática e Computação, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), que construiu uma app móvel para eventos sociais.

Seguiram-se, no segundo e terceiro lugares, respetivamente, as equipas “Collective Tools” (FEUP e FCUP) e “Batatas Físicas” (FCUP).

Contas feitas, os cursos com maior percentagem de participantes foram Engenharia Física (28.6%), da FCUP, e Engenharia Mecânica (17.6%) e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (16.5%), da FEUP.

Além dos prémios atribuídos às equipas vencedoras, todos os estudantes tiveram direito à creditação de 1,5 ECTS no âmbito do curso frequentado, além da oportunidade participarem numa sessão de networking que lhes permitiu contactar com as empresas patrocinadoras do evento e conhecer as suas propostas de estágios curriculares.