As comemorações reconhecem o sucesso pessoal e profissional da comunidade FEUP (Foto: Egídio Santos)

No próximo dia 13 de janeiro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) comemora 180 anos de história daquela que foi a primeira escola de engenharia do país. Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é o orador convidado do Dia da FEUP 2017, evento que pretende reforçar o espírito da comunidade académica.

Este é um dia especialmente importante para a comunidade da Faculdade de Engenharia, uma vez que se reconhece publicamente o sucesso profissional e pessoal dos estudantes, dos docentes, investigadores e dos técnicos com ligação à FEUP.

A comemoração do Dia da FEUP é também uma oportunidade para distinguir as empresas com ligações estreitas à Faculdade de Engenharia e cuja colaboração tem sido decisiva na concretização de projetos de investigação e no estabelecimento de parcerias industriais. Falamos de claros exemplos de sucesso, seja ao nível da formação de estudantes como de parcerias com a indústria, que têm permitido desenvolver projetos de investigação importantes. Metalogalva – Irmãos Silva, S.A., WEGEURO, Deloitte Portugal, ALMINA – Minas do Alentejo, Juncor, CIN, TMG Automotive e Funfrap – Fundição Portuguesa são as empresas homenageadas na edição deste ano.

Manuel Heitor é o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Foto: Notícias de Coimbra.pt)

Herdeira de um legado de 180 anos – que remonta a 1837, com o surgimento da Academia Politécnica, e que é reforçado em 1915, já no contexto da Universidade do Porto (criada em 1911),  com a criação da centenária Faculdade Técnica – , a FEUP tem desempenhado um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

O programa do Dia da FEUP 2017 pode ser consultado aqui.