Manuel Duarte BaganhaNo âmbito da homenagem à Figura Eminente da U.Porto 2015 – Manuel Duarte Baganha,  a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) recebe no próximo dia 8 de outubro, a conferência “Manuel Duarte Baganha: o académico”.

Esta conferência surge integrada no vasto conjunto de iniciativas que, até final do ano, pretende dar conta da vida e obra de Manuel Duarte Baganha, centrando-se em particular na compreensão e análise de um percurso académico essencialmente desenvolvido na Universidade do Porto.

Natural do Porto, Manuel Duarte Baganha (1922-2004) frequentou a primeira licenciatura ministrada pela Faculdade de Economia da U.Porto entre 1953 (ano da criação da faculdade) e 1958. Começava aí uma ligação à Universidade que se reforçaria a partir de 1961, quando integrou o corpo docente da FEP. Até à sua jubilação, em 1993, integrou a Comissão de Reestruturação da Licenciatura em Economia (1977-1978), foi Presidente do Conselho Diretivo (1985-1993), desenvolveu importantes trabalhos de investigação nos domínios da Contabilidade de Custos, Gestão de Empresas e de Cálculo de Custos e, sobretudo, influenciou decisivamente a formação de várias gerações de economistas e empresários.

É essa faceta do homenageado que vai ser recordada numa conferência presidida por José Manuel Janeira Varejão, Diretor da FEP, e que contará com a participação de um painel de oradores composto pelos antigos Reitores da U.Porto Alberto Amaral (Presidente do Conselho de Administração da Agência para a Acreditação e Avaliação do Ensino Superior) e José Novais Barbosa (Presidente da Direção do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto), por João Alves Ribeiro (professor da FEP) e José Alberto Pinto -(especialista em Fiscalidade, Membro do Conselho Superior da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas).

A sessão tem início às 18h30, no Salão Nobre da FEP. A entrada é livre.

Mais informações aqui ou através do e-mail [email protected].