Mansur Mustafin nasceu na longínqua Bishkek, capital do Quirguistão. Contudo, “a longa história da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)” e “o seu reconhecimento académico internacional” fizeram com que se voltasse para Portugal. No ano letivo 2021/2022, o hoje estudante da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, curso lecionado em conjunto pela FEUP e a Faculdade de Ciências, abraçou a oportunidade que a U.Porto lhe deu, e confessa que o “ambiente agradável e internacional” foi um dos pontos que mais o impressionou no seu primeiro ano na Universidade.

A história da instituição fascina-o, e Mansur deseja fazer parte da mesma e ser parte ativa no desenvolvimento “deste empreendimento”. A verdade é que, com uma média de 19,33 valores no primeiro ano do curso, o estudante de 20 anos já começou a dar os primeiros passos no caminho para o sucesso.

Mansur Mustafin é um dos 20 estudantes distinguidos com o Prémio Incentivo 2023, um prémio que considera como um dos seus “maiores sucessos” desde que iniciou a sua aventura em Portugal. “Gostaria também de agradecer todas as pessoas que me suportam neste desafio”, remata o futuro engenheiro.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Fiquei e estou muito impressionado com a longa história da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o seu reconhecimento académico internacional, uma posição pró-ativa para se envolver na sociedade e a sua ligação enraizada ao empreendedorismo. O desenvolvimento e a promoção de start-ups de base tecnológica no campus da FEUP são impressionantes e espero também contribuir para o desenvolvimento deste empreendimento com a minha participação ativa.

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Ambiente agradável e internacional e a minha experiência de ensino no curso de Uniformização de Matemática para outros alunos internacionais.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Existe demasiado burocracia, especialmente nos Serviços Académicos. Queria ver uma abordagem mais uniforme nas aulas práticas, para alinhar a qualidade de ensino entre todas as turmas. Poderia ser também muito salutar a introdução de sistema de ranking dos professores que fosse disponibilizado a toda a comunidade.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Fico muito feliz por saber que os meus esforços foram reconhecidos e considero esse prémio como um dos meus maiores sucessos do primeiro ano. Gostaria também de agradecer todas as pessoas que me suportam neste desafio.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Gostaria de ter um impacto positivo significativo na indústria e ao mesmo tempo continuar a minha conexão com a Universidade para partilhar a minha experiência e conhecimentos, mas também tenho a ambição e motivação de aprender durante toda a minha vida. No curto prazo, de 5 meses, o meu objetivo é encontrar um bom estágio onde possa pôr em prática os conhecimentos que fui adquirindo lá.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Oportunidade.