Em média, cada empresa presente recebeu cerca de 200 candidaturas, durante os dois dias da feira.

Em média, cada empresa presente recebeu cerca de 200 candidaturas, durante os dois dias da feira.

Nos dias 2 e 3 de novembro, todos os caminhos foram dar à Exponor. Cerca de 3 mil pessoas passaram pela segunda edição da FINDE.U – Feira Internacional de Emprego Universitário. Organizada pela Universidade do Porto, em parceria com a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD) e Universidade de Vigo, a feira superou as expectativas, ao juntar mais de 100 entidades – entre empresas, associações profissionais e organismos públicos – com mais de 2 mil oportunidades de carreira para os jovens interessados.

“Esta edição foi altamente positiva, particularmente pela dimensão e cariz internacional: há um aumento do universo universitário da iniciativa, que conta, pela primeira vez, com três instituições. A feira representa uma oportunidade para os jovens e para as empresas se conhecerem melhor. Conseguimos, desta forma, ajudar na criação de parcerias, quer para as empresas terem os jovens que precisam, quer para estes terem as oportunidades de carreira que procuram”, destacou o Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, ao fazer o balanço desta segunda edição da FINDE.U.

Através do inovador sistema de registo eletrónico de currículos e candidaturas – Beamian – cada visitante teve a oportunidade de registar, de forma rápida e sem recorrer aos tradicionais currículos em papel, a candidatura nas entidades que mais lhe interessavam. Cada empresa recebeu, em média, cerca de 200 currículos de jovens curiosos pelas oportunidades de emprego e/ou estágio.

Pela primeira vez, a FINDE.U foi organizada pela Universidade do Porto, em parceria com a UTAD e a Universidade de Vigo.

Pela primeira vez, a FINDE.U foi organizada pela Universidade do Porto, em parceria com a UTAD e a Universidade de Vigo.

Áreas como o retalho, tecnologia, indústria, economia e gestão foram as mais procuradas pelos jovens na FINDE.U. Entre as empresas mais procuradas pelos visitantes, destacam-se a Lactogal (que recebeu mais de 300 candidaturas), a BOSH (com mais de 250 registos), a Colep e a Parfois (cada uma com cerca de 220), a EGOR, EDP, BIAL, Tintas200, Bi-silque, entre outras.

A Feira Internacional de Emprego Universitário realiza-se, nos dias 8 e 9 de novembro, em Vigo (no IFEVI), e conta com a presença de dezenas de empresas nacionais e internacionais, com vagas em diferentes áreas e mercados para os jovens interessados. A Universidade do Porto irá providenciar aos seus estudantes transporte gratuito para a Feira de Vigo através de um autocarro que sairá do Porto às 7h30 e regressará às 17 horas. Os interessados devem fazer inscrição prévio no formulário online disponibilizado para o efeito.