Hospital Dos Pequeninos

‘Direção Clínica’ do 'Hospital"aguarda número elevado de bonecos com febre, dores de barriga e dificuldade em respirar Hospital.

Mais de mil crianças entre os 3 e os 6 anos, de vários infantários do Norte do país, já marcaram consultas para os seus bonequinhos doentes. Fontes hospitalares esclarecerem entretanto que são aguardados sobretudo casos de brinquedos com dores de barriga, febre e dificuldade em respirar. “Podemos estar perante uma epidemia de bonecos doentes”, referem. Entre segunda e sexta-feira (14 a 18 de outubro), é este divertido “cenário de crise” que se vai viver na  Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), durante mais uma mais uma edição do Hospital dos Pequeninos promovido pela Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP).

Está então de regresso a iniciativa organizada desde 2002 com o objetivos desmistificar o medo da bata branca dos mais pequenos e de e permitir aos futuros médicos a praticarem aptidões de comunicação com as crianças. Para tal, as equipas médicas já estão devidamente preparadas e os consultórios foram apetrechados com todo o equipamento necessário para receber e tratar um conjunto de pacientes muito especiais (bonecos trazidos pelas crianças), sejam de plástico ou de peluche.

“À entrada, todas as crianças encontrarão a Sala da Triagem, sendo a partir daí reencaminhadas para os ‘consultórios’, tal como como acontece nas Unidades Hospitalares dos crescidos”, explica Inês Pessanha, membro da ‘Direção Clínica’ do Hospital dos Pequeninos.

O corpo clínico deste hospital, composto por duas centenas de ‘médicos especialistas’ em Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidentes, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta e Dor de Dentes, já está a postos e sabe exatamente como proceder. Primeiro fazem a consulta, com a realização do exame físico, medição da temperatura e da pressão arterial e avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos, entre outros. Simultaneamente, a criança pode ir observando o material médico exposto e colocando questões.

Depois da consulta, a criança dirige-se à Sala de Vacinação com o seu bonequinho, onde lhe é explicada a importância desse procedimento, num discurso adaptado à sua idade. Seguidamente, as crianças reúnem-se para a participação numa atividade sobre alimentação saudável. Finalmente, dirigem-se à Farmácia para aviar a sua receita (um lanche nutricionalmente equilibrado!).

“Para além das áreas mencionadas, existirá um espaço de lazer com várias atividades que será dinamizado de diferentes formas ao longo da semana”, adiantam os responsáveis pelo hospital. Mesmo assim, os “bonecos estão isentos do pagamento de taxas moderadoras”, esclarece Inês Pessanha.

O “Hospital dos Pequeninos” funciona no Salão de Estudantes da FMUP (piso 01 – entrada pelo edifício partilhado com o Hospital São João – Circunvalação) das 10 às 12h e das 14 às 16h.