Mais de 85 pessoas de Silicon Valley participaram na “Leadership Week”, na U.Porto. (Fotos: U.Porto)

Os estudantes mais empreendedores de Silicon Valley (EUA) estiveram, durante uma semana, na Universidade do Porto. Selecionados pelo Sutardja Center da UC Berkeley, os mais de 70 participantes tiveram oportunidade de conhecer os projetos inovadores que estão a ser desenvolvidos na U.Porto.

Organizada pela U.Porto Inovação, em resultado da aproximação de relações entre a U.Porto e a UC Berkeley, a “Leadership Week” realizou-se entre 8 e 14 de julho e contou com um programa de visitas, workshops e aulas ligadas ao empreendedorismo e liderança.

“A U.Porto é uma das universidades mais reconhecidas a nível europeu. Para isso, muito contribui não só o trabalho desenvolvido na Universidade – ao nível da investigação e inovação – como também o espírito empreendedor que se vive no Porto, reconhecido, por diversas vezes, como a cidade mais “amiga” das startups. É este cruzamento, entre a Universidade e a cidade, que atrai, cada vez mais, comitivas como a que chegou de Silicon Valley. Mais de 85 pessoas tiveram oportunidade de conhecer e aprender mais sobre o que de melhor se faz ao nível do empreendedorismo na U.Porto”, realça Helder Vasconcelos, Vice-Reitor para as relações com empresas, inovação e empreendedorismo.

Entre outros espaços, os estudantes da UC Berkeley tiveram oportunidade de conhecer a Porto Business School. (Foto: U.Porto)

Durante a “Leardership Week”, os participantes tiveram oportunidade de visitar a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) – onde estiveram grande parte da semana – mas também a Faculdade de Engenharia (FEUP), o UPTEC e a Porto Business School.

“Todos os anos, Berkeley traz à Europa os melhores talentos ao nível do empreendedorismo. Chegam de Silicon Valley para aprender a inovar e colaborar com estudantes de todo o mundo. Este ano, escolhemos Portugal, especificamente o Porto precisamente por ser reconhecido como um dos ecossistemas mais empreendedor e inovador da Europa. Não desiludiu! A nossa equipa está muito impressionada com o equilíbrio que a cidade faz entre as novas tecnologias e a história, a modernidade e a tradição. A Universidade do Porto foi um ótimo anfitrião e, passado uma semana, despedimo-nos com ‘saudade’ nos nossos corações”, destaca  Ken Singer, diretor do Sutardja Center for Entrepreseurship and Technology da UC Berkeley.

O Reitor da U.Porto deu as boas-vindas aos representantes da UC Berkeley. (Foto: U.Porto)

Depois de sete dias na cidade do Porto, a equipa de 85 pessoas (entre estudantes e mentores) seguiu para Cascais, para participar, em conjunto com a comitiva da U.Porto e outras universidades de todo o mundo, na European Innovation Academy. Este evento, que decorre em Cascais  entre 14 de julho e 3 de agosto, conta com mais 400 estudantes participantes de 75 países, que serão desafiados a desenvolver uma ideia de negócio ligada à tecnologia.