São mais de 2000 os participantes esperados para a edição 2018 da Semana Profissão: Engenheiro  (foto: Egídio Santos)

É a maior edição de sempre da “Semana Profissão Engenheiro”. De 19 a 21 de março a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)  abre as portas a mais de 2000 alunos do ensino secundário, professores e encarregados de educação que queiram descobrir a multidisciplinaridade das diferentes áreas da engenharia.

Vamos a contas: são 68 atividades, distribuídas por 24 diferentes percursos que permitirão desvendar as cinco profissões que os alunos do Ensino Secundário podem explorar durantes os três dias de evento: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”. Além das atividades transversais, existem nove percursos monotemáticos especificamente criados para alunos do 12º ano que tenham já uma ideia bem definida da área de engenharia que pretendem seguir.

Pelo quarto ano consecutivo, e no seguimento do  sucesso das anteriores edições, a “Semana Profissão: Engenheiro 2018” volta a incluir uma sessão de esclarecimento dedicada aos encarregados de educação, psicólogos e professores. A decorrer todos os dias do evento e com início às 18h30, a sessão “FEUP – Um mundo de oportunidades”  conta com a participação de vários docentes da FEUP, que vão esclarecer dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia e assim promover uma tomada de decisão mais informada e consciente e conciliada com pais e professores.

“FEUP numa palavra” é o nome do concurso de Instagram criado este ano, que desafia os estudantes a criarem um pequeno vídeo (máximo 5 segundos) onde exprimem a que consideram ser a melhor palavra para adjetivar a sua futura Faculdade. O vencedor conquista a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia” (uma experiência em que pode descobrir como é fazer parte do mundo académico) e ainda uma sweatshirt da FEUP.

Liliana Carvalho, coordenadora da área de Marketing da FEUP e responsável pelo evento, realça a importância da “Semana Profissão: Engenheiro” não só para os estudantes do ensino secundário como para a própria Faculdade de Engenharia. “Esta é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão de Engenheiro. Por outro lado, esta iniciativa é uma excelente oportunidade de captação de talento para a Faculdade de Engenharia”, destaca a responsável.

Mais informações aqui.