A Igreja e Torre dos Clérigos será um dos 22 espaços abertos aos novos estudantes da U.Porto (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Torre dos Clérigos, a Casa da Música, o Museu Soares dos Reis, o Estádio do Dragão e o Museu de Serralves são alguns dos 22 espaços emblemáticos da cidade do Porto que se juntam à Universidade do Porto para dar as boas-vindas aos novos estudantes. Durante quatro dias, entre 14 e 17 de setembro, os “caloiros” da U.Porto são convidados a conhecer, de forma gratuita, alguns dos pontos turísticos que fazem da Invicta o Melhor Destino Europeu de 2017.

Para isso, os novos estudantes da U.Porto devem utilizar a pulseira que integra o Kit de Boas-Vindas, entregue na receção dos novos estudantes, no dia 14 de setembro, na Praça Gomes Teixeira. O roteiro  integra museus, jardins e outros espaços culturais, que podem ser visitados de acordo com o horário e data indicadas.

Para além dos espaços referidos acima, a pulseira garante ainda o acesso livre ao Centro Português de Fotografia, à Sé Catedral, ao Museu do Vinho do Porto, ao Museu dos Transportes e Comunicações, ao Museu da Misericórdia do Porto, ao Palacete Viscondes de Balsemão, ao Planetário, ao Paço Episcopal, à Galeria Municipal, aos Jardins do Palácio de Cristal, ao Arqueossítio da Rua D. Hugo n.º 5, ao Museu Nacional da Imprensa, à Casa do Infante, à Casa Museu Guerra Junqueiro, à Fundação Escultor José Rodrigues e à recém-inaugurada Galeria da Biodiversidade.

Este será o primeiro contacto dos novos estudantes – grande parte dos quais provenientes  com aquela que se tornará a sua cidade ao longo dos próximos anos. Para os residentes e não residentes na cidade do Porto, esta pode ser uma oportunidade para visitar e conhecer alguns espaços pela primeira vez. A pulseira que dá acesso gratuito é pessoal e intransmissível e, para ser válida, deve ser mantida durante os quatro dias de visitas, de quinta-feira a domingo.

Recorde-se que a Universidade do Porto preencheu nesta primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior a totalidade das suas vagas 4.185 vagas.  A U.Porto dominou a lista dos cursos com as médias mais altas de entrada, contando com 7 dos 15 cursos superiores que registam a maior nota de acesso em Portugal. Na verdade, 35 dos 52 cursos da Universidade do Porto lideraram a sua respetiva área de estudo, apresentando as médias mínimas de entrada mais elevadas do país.