(foto: )

Iniciativa conta com mais de 60 atividades destinadas aos alunos, mas também a encarregados de educação, professores e psicólogos do ensino secundário. (Foto: Filipe Paiva)

São mais de 1500 estudantes do ensino secundário que entram pela porta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que, ao longo de três dias (14 a 16 de março) vão ter a oportunidade de saber mais sobre a “Profissão:Engenheiro” e sobre as diferentes engenharias oferecidas pela Faculdade. Laboratórios, atividades interativas e principais artérias da faculdade vão ser exploradas por alunos e professores em mais uma edição da “Semana:Profissão Engenheiro”.

“Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo” são as cinco profissões que encabeçam as 68 atividades que pretendem dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. Além das atividades transversais, existe a possibilidade de participar em seis percursos monotemáticos, especificamente direcionados para alunos do 12º ano com uma ideia bem definida da área de engenharia favorita.

Face à forte adesão no ano anterior, a edição deste ano volta a acolher a sessão “Espelho meu: que curso para um filho meu?”, destinada aos encarregados de educação. O objetivo da sessão é esclarecer dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Vão decorrer duas sessões, uma no dia 14 e outra no dia 15, ambas entre as 18h30 e as 20h00, sendo que este ano foi introduzida uma novidade: os pais e encarregados de  educação têm a oportunidade de se inscreverem numa visita geral pela FEUP, a decorrer antes das apresentações. Nestas sessões, docentes da FEUP estão à disposição dos pais e professores, de forma a desmistificar cada uma das áreas de engenharia e para promover uma tomada de decisão do aluno para o seu percurso académico-profissional mais informada e consciente e conciliada com pais e professores.

Foi ainda criado o concurso de Instagram “Há mais para além da Engenharia”, que premeia a fotografia que melhor retrate as  particularidades do mundo da Engenharia. O vencedor tem a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia”.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.

Mais informações no  site do evento.