Mais de 1500 estudantes da U.Porto vão ter a oportunidade de estudar, durante seis meses ou um ano, em universidades de 45 países. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Numa altura em que os dados ainda não estão fechados, é já certo que a Universidade do Porto vai iniciar o próximo ano letivo – 2019/2020 – com o maior contingente de sempre de estudantes a participar em programas de mobilidade nos quatro cantos do globo.

Ao todo são 1582 os estudantes da U.Porto que, neste momento, têm assegurado um lugar em universidades de 45 países, onde irão cumprir, a partir de setembro, um período de estudos ao abrigo de programas de mobilidade internacional no ensino superior, como o conhecido Erasmus+.

À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, a Itália volta a ser o destino de eleição da maior dos estudantes da U.Porto (264), seguida de perto pela “vizinha” Espanha (249).

Polónia (130), Brasil (125), República Checa (98), Alemanha (94), França (82), Holanda (50), Eslovénia (41) e Bélgica (36) completam o “top” dos dez principais destinos dos estudantes de mobilidade OUTgoing da U.Porto em 2019/2020.

Entre os países que vão receber estudantes da U.Porto no próximo ano letivo contam-se ainda destinos como Hong Kong, China, Coreia do Sul, Colômbia, Índia, África do Sul, ou Estados Unidos, reflexo dos fortes laços de cooperação – traduzidos em programas e parcerias bilaterais – que a Universidade mantém hoje com instituições de ensino superior de todo o mundo.

Note-se que o crescimento dos estudantes de mobilidade OUT acompanha a subida de estudantes que, em sentido oposto, procuram a U.Porto para enriquecer a sua formação académica. Só no ano letivo que agora está a terminar, mais de 2500 estudantes de mais de 70 países chegaram ao Porto para realizar um período de estudos de um semestre ou um ano letivo numa das 14 faculdades da Universidade.

Despedida em festa

Como forma de assinar a despedida daqueles que vão partir para as suas mobilidades já em setembro, no âmbito do Programa Erasmus+, a U.Porto promove, esta terça-feira, 16 de julho, um almoço-convívio, no qual os estudantes terão a oportunidade de se conhecer, partilhar dicas e planear a sua mobilidade.

Durante a manhã e a tarde, os participantes irão ainda assistir a sessões de esclarecimento organizadas pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto. Nestas sessões, terão a oportunidade de obter informações mais detalhadas, de colocar questões sobre a sua mobilidade e de assinar os respetivos contratos de bolsa.