De São Miguel, nos Açores, até ao campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): é o percurso mais longo que um aluno do ensino secundário vai fazer para chegar à edição de 2023 da “Semana Profissão: Engenheiro” (SPE). A decorrer de 28 a 30 de março, a iniciativa vai receber mais de 1500 os alunos do 11.º e 12.º anos com interesse em conhecer o lado multidisciplinar da engenharia.

Despertar a curiosidade dos futuros estudantes e esclarecer dúvidas relacionadas com as áreas de estudo é o objetivo da iniciativa, auxiliando no momento da escolha do futuro profissional.

Para tal, o campus da FEUP vai acolher 80 atividades distribuídas por 23 percursos, resultado da sinergia de várias Engenharias para um objetivo comum: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”.

A edição deste ano conta ainda com alguns percursos monotemáticos, especificamente direcionados para os alunos que tenham já uma ideia bem definida sobre a área de engenharia que pretendem seguir.

“Esta é uma oportunidade única para os alunos conhecerem de perto a nossa faculdade, estando os percursos desenhados de forma a mostrar o papel do Engenheiro na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e na construção de um Mundo cada vez melhor”, refere Sara Cristóvão, responsável pela organização da “Semana Profissão: Engenheiro”.

Nos três dias do evento, os participantes vão poder explorar os desafios da aeronáutica e conhecer o que vai da crusta terrestre para o carro elétrico, passando pela levitação magnética, pela realidade virtual e ainda pela realidade fabricada em 3D. Vão contactar também com diversas formas de trabalhar um ambiente mais sustentável e ainda compreender quais os cuidados a ter na área da segurança informática.

A edição deste ano da SPE inclui novamente a sessão “FEUP: A expectativa de um novo mundo” dirigida aos pais dos alunos de ensino secundário. Vários docentes da FEUP vão estar disponíveis para o esclarecimento de dúvidas acerca do percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia.

Para mais informações, consultar a página da “Semana Profissão: Engenheiro” (SPE) 2023.