A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebeu, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, mais de mil participantes numa edição pioneira e totalmente à distância dos Dias Abertos FCUP.

Através de uma plataforma virtual disponibilizada para o efeito, alunos do 10º, 11º e 12º ano, pais, encarregados de educação, professores e psicólogos puderam, ao longo de três dias, explorar e conhecer os cursos da faculdade, docentes, estudantes e alumni

Apesar das adversidades da pandemia, a FCUP conseguiu organizar em tempo recorde um evento virtual. Para a Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, o balanço não podia ser mais positivo. “Tivemos 15 expositores e muitas atividades que envolveram os diretores de curso, docentes e investigadores e ainda, os núcleos de estudantes e a Associação de Estudantes”.

Sobre a decisão de avançar com um evento virtual, a responsável máxima da FCUP não tem dúvidas: “A situação de pandemia não pode e não deve desviar-nos dos nossos objetivos de instituição de ensino, investigação e inovação, mas sim, permitir-nos novos desafios que possam adicionar mais valor e mais competências”.

E assim foi. Numa iniciativa pioneira, a faculdade organizou-se em torno de uma plataforma que, para além dos stands, contou com mais de 30 sessões, palestras e atividades. E não só. Os participantes puderam também deixar o seu feedback sobre a iniciativa num mural virtual. Foi o caso de um aluno do Colégio de Lamas que escreveu: “Sendo que os Dias Abertos presenciais não foram possíveis, acho que os virtuais não poderiam ter sido melhores! Aprendi bastante, achei muito interessante, e fiquei sem dúvida com uma melhor ideia dos cursos do meu interesse”.

A edição dos Dias Abertos deste ano decorreu totalmente à distância (Foto: DR)

Um olhar sobre o futuro

Este ano, nos Dias Abertos, houve lugar para uma mesa redonda com a participação de sete antigos estudantes da FCUP. Esta foi, aliás, uma das grandes novidades desta edição. Em estreia, estiveram ainda áreas diferentes e novos cursos em associação com outras instituições que, após acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), passarão a fazer parte da oferta formativa da FCUP.

Das novas formações que deverão passar a enriquecer a oferta da FCUP destacam-se a Engenharia e Biotecnologia Florestal, que terá sede administrativa na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. A este juntam-se ainda os cursos resultantes da reestruturação dos mestrados integrados: a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e as Licenciaturas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Engenharia Física com sede na FCUP e em colaboração com a FEUP.

Quem se inscreveu nos Dias Abertos FCUP deste ano, mas que por alguma razão não conseguiu assistir a todas as sessões, poderá ainda fazê-lo. Os conteúdos na plataforma estarão disponíveis para visualização até uma semana depois do evento.