Estudantes vão apresentar os resultados de quase 500 trabalhos científicos em que colaboraram ao longo do último ano.

Arranca esta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, o IJUP´13 – Investigação Jovem da Universidade do Porto, uma iniciativa que vai reunir cerca de mil estudantes na Reitoria da U.Porto.

Fomentar a investigação científica desde muito cedo, a criatividade e a forma como os estudantes do 1.º e 2.º ciclo da U.Porto apresentam os seus trabalhos científicos são os principais objetivos do IJUP, que completa, este ano, a sexta edição. Durante três dias, de 13 a 15 de fevereiro, os estudantes vão mostrar, através de apresentações orais ou em poster, e sempre em inglês, os resultados de quase 500 trabalhos de investigação em que colaboraram ao longo do último ano.

Esta edição começa com um workshop sobre “Valorização do Conhecimento” aberto a toda a comunidade, que contará com a participação do Chief Corporate Centre Officer da Sonae, Luís Reis, que vai desafiar os jovens estudantes a convencer as pessoas com as suas ideias, artigos e projetos. A sessão de abertura será logo a seguir (11h30) e terá a presença do reitor da U.Porto, José Carlos Marques dos Santos.

Segue-se então uma “maratona do Conhecimento” em que os estudantes da Universidade do Porto terão a oportunidade de mostrar o que de melhor têm feito no seu percurso universitário em áreas tão distintas como a Biomedicina, as Artes, o Ambiente, a Psicologia e Educação, a Engenharia e o Desporto. No total, o IJUP´13 contará com seis sessões de apresentações de cerca de trinta áreas distintas (ver programa).

Belas-Artes mostra-se nos Leões

Paralelamente às apresentações, estará em exposição a partir das 12h00 de quarta-feira, na Galeria dos Leões (anexa à Loja da U. Porto, no edifício da Reitoria da Universidade), a mostra “De-Light-Full” que reúne vários trabalhos dos estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). Através de cada um deles, procura-se  compilar as várias etapas de ensaios laboratoriais e oficinais de projeto pluridisciplinar dedicado a testar o vidro como estratégia visual de integração de imagem impressa.

Esta exposição, comissariada por Graciela Machado e Teresa Almeida, que partilham a curadoria da exposição com Catarina Marques, alumna da FBAUP e FAUP, poderá ser visitada de segunda a sábado até ao próximo dia 8 de março, entre as 10 e as 18 horas. A entrada é livre.