Num momento em que a proteção da natureza é um assunto de carácter urgente ao nível mundial, os portugueses parecem continuar alheados das áreas de conservação em Portugal e na Europa. A conclusão é de um estudo conduzido por investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que procurou avaliar o nível de informação da população residente em Portugal sobre a Rede Natura 2000.

Neste estudo, publicado recentemente na revista científica Sustainability, os investigadores concluem que a maior parte dos cidadãos residentes em Portugal não só desconhece a existência da Rede Natura 2000, como está pouco informada sobre que locais integram esta rede em Portugal, quais as ameaças que enfrentam e quais as espécies que os habitam.

A problemática da conservação da Natureza é um assunto do qual ouvimos falar desde crianças. Sabemos que há locais de proteção e espécies em vias de extinção espalhadas por todo o mundo e que Portugal não é exceção. Contudo, esta sensibilização parece não se refletir no conhecimento prático sobre as áreas de conservação e redes de proteção a nível nacional e europeu.

“Com este estudo, nós fomos capazes de retratar a urgência de se investir mais e melhor na divulgação e comunicação sobre a Rede Natura 2000 em Portugal”, nota Sofia Oliveira, primeira autora do artigo.

A investigadora do CIIMAR e da FCUP reforça, por isso, a importância da participação pública no sucesso das ações de conservação da natureza. E deixa o desafio:  “O sucesso da Rede Natura 2000 depende de todos nós!”.

O estudo contou ainda com a participação dos investigadores Paulo Santos (CIIMAR/FCUP), Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP) e Joana Pereira (CESAM-UA)

O que é a Rede Natura 2000?

Resultado da implementação de duas diretivas comunitárias – a diretiva das aves – 79/409/CEE (1979) e a dos habitats – 92/43/CEE (1992) -, a Rede Natura 2000 é uma rede ecológica europeia que integra um conjunto de áreas classificadas com o objetivo de promover a conservação das espécies de fauna e flora – e respetivos habitats -, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia.

Em Portugal, a Rede Natura 2000 contemplava, em 2018, 62  Zonas de Protecção Especial (ZPE) classificadas  no âmbito da Diretiva Aves e 107 áreas no âmbito da Diretiva Habitats. Estas últimas incluíam, por sua vez, 73 Sítios de Interesse Comunitário e 34 Zonas Especiais de Conservação (ZEC) distribuídas pelo território continentas e pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

No total, a Rede Natura 2020 abrange cerca de um quarto (22%) de toda a área terrestre nacional, bem como cerca de 39 mil quilómetros quadrados de área marinha.