Já é possível fazer um percurso virtual, conhecer laboratórios e jardins, país fora, sem sair de casa. O projeto chama-se Coleções Científicas em Portugal: Acessibilidade A Três Dimensões e teve como principal objetivo a publicação conjunta de conteúdos digitais sobre os Jardins Botânicos e os Laboratórios Históricos das três principais universidades portuguesas: Porto, Coimbra e Lisboa.

A ideia partiu de uma convicção partilhada: a presença em ambiente digital é fundamental na comunicação com diferentes públicos dos museus, jardins e outras plataformas culturais e científicas. E contribui , claro está, para a divulgação das instituições que tutelam os espaços.

O que há para visitar?

Um roteiro patrimonial único, à escala nacional, que permite explorar alguns dos mais relevantes espaços históricos das três maiores e mais antigas universidades portuguesas, através de visitas virtuais imersivas em 360°. Para orientar a navegação em modo “Google Street View”, os visitantes podem ainda encontrar vários blocos informativos com factos históricos e vídeos relativos ao espaço em que se encontram.

Entre os espaços que agora se abrem ao mundo virtual incluem-se então os cinco jardins botânicos tutelados pelas Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto. Ao Jardim Botânico da U.Porto juntam-se o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical, o Jardim Botânico da Ajuda e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Mas não só. Há ainda visitas imersivas em 360° a dois laboratórios históricos de química do país – o Laboratório Chimico da Escola Politécnica (Universidade de Lisboa) e o Laboratorio Chimico de Coimbra (da Universidade de Coimbra) –, seguindo o exemplo da visita virtual desenvolvida para o Laboratório Ferreira da Silva, integrado no Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Note-se que os laboratórios históricos representam um recurso nacional único com relevância a nível europeu, sendo que, a maioria dos jardins botânicos estão já classificados como monumentos nacionais. Em Coimbra, estes espaços estão classificados como património UNESCO.

Um património de e para todos

Estas visitas virtuais surgem no âmbito da nova abordagem de abertura dos museus de história natural e ciência, incluindo jardins botânicos, aos diferentes públicos, através da mobilização remota e com recurso a soluções digitais. Destacam de forma tridimensional pontos de visita aos diferentes espaços, objetos e acrescentam informação essencial.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Infraestrutura Portuguesa de Coleções Científicas para a Investigação (PRISC) fica, assim, concluído o projeto Coleções Científicas em Portugal: Acessibilidade A Três Dimensões, financiado pelo programa PROMUSEUS – ÁREA 10.

O lançamento conjunto das visitas virtuais decorrerá no próximo dia 7 de março, através dos canais digitais de todas as instituições envolvidas.

Uma Universidade a 360º

O projeto que agora junta as três maiores universidades portuguesas dá seguimento ao inovador projeto de mapeamento virtual que a U.Porto vem implementando no sentido de tornar os seus espaços mais acessíveis à comunidade.

Iniciado em finais de 2020, e progressivamente reforçado com novas visitas, este projeto ambicioso permite hoje que qualquer pessoa possa aceder a alguns dos mais emblemáticos edifícios da U.Porto, mas também a recantos que, para muitos, são desconhecidos.

À distancia de um clique e ao ritmo da curiosidade de cada um, é hoje possível explorar as 14 faculdades da Universidade do Porto sem sair de casa. Basta seguir o roteiro de visitas virtuais 3D proposto pela Universidade.