O objetivo passava por “suscitar no público a vontade de usufruir de uma experiência de compras em harmonia, num manto de tranquilidade, numa das ruas de comércio mais identitárias da cidade”. E foi sob essa premissa que a designer Madalena Martins, antiga estudante de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), concebeu a “Paisagem Aérea” que cobre, desde esta quinta-feira, a Rua de Santa Catarina, no Porto.

Encomendada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) no âmbito da iniciativa “Lojas de Rua”, a instalação que serve agora de “cúpula” à mais famosa rua comercial da cidade foi a forma encontrada pela autarquia para “assinalar um marco de boas vindas ao setor do comércio, depois de meses de ausência e sem contacto direto com o cliente”.

“Acreditamos que um dos fatores diferenciadores do comércio de rua do Porto assenta nas particularidades da interação humana, que faz com que todas as pessoas que vivem a cidade queiram voltar, dinamizando as ruas e contribuindo para que seja um foco permanente de atratividade e dinamismo”, sublinha o Município.

O azul do céu e da pandemia

Numa “Paisagem Etérea”, a cor predominante não podia ser outra que não o azul celeste. Do “céu que dança livre por cima das nossas cabeças”, mas também das máscaras descartáveis “que nos cobrem as expressões e nos dificultam a respiração”, explica Madalena Martins, sobre uma obra que se pinta também de “vermelho nervoso”, “amarelo alegre” e se conjuga com a serenidade de outros azuis.

Desenha-se assim uma “bipolaridade de cores e movimentos” que, segundo a designer, “representa a tensão que vivemos” ao mesmo tempo que nos leva “por uma viagem desafogada, de pensamentos livres que nos fazem flutuar por este tapete voador, num bailado conduzido pelo vento”.

Esta não é a primeira vez que Madalena Martins é desafiada a decorar os espaços públicos da cidade. É dela, por exemplo, a intervenção artística que, em 2019, uniu as lojas e edifícios da Rua de Cedofeita com fitas de várias cores. Ou então a instalação “Natal é calor que se vê por dentro” que, no mesmo ano, “envolveu” o Gabinete do Munícipe em cerca de 17 mil metros de película com origem nos desperdícios de produção gráfica industrial.

Sobre Madalena Martins

Natural de Ponte de Lima, Madalena Martins é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto e fundadora do atelier de design “Zain”, no Porto, onde trabalha desde 1999. Em 2010, criou as marcas “Marias Portugal” e “Bicho Sete Cabeças”, para as quais desenha peças com uma forte identidade portuguesa.

Além das vertentes artística e ecológica, os trabalhos de Madalena Martins aliam igualmente uma forte componente social, uma vez que são realizados, maioritariamente, com a colaboração de reclusos de estabelecimentos prisionais e oficinas de reinserção social.

Formada em Design de Comunicação pela FBAUP, Madalena Martins trabalha desde 1999, no  atelier de design “Zain”, no Porto. (Foto: Madalena Martins/Facebook)