“Criar sinergias entre todos os agentes, (…), pensar a Faculdade, discutir novas ideias e produzir inovação” são as prioridades da nova diretora da FPCEUP para os próximos quatro anos. (Foto: DR)

O Conselho de Representantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) elegeu, no passado dia 31 de outubro, Luísa Faria, Professora Associada com Agregação da FPCEUP, como a nova diretora da instituição.

Licenciada, doutorada e com agregação em Psicologia pela FPCEUP, em 1986, 1995 e 2005 respetivamente, Luísa Faria é docente de Psicologia na FPCEUP desde 1986. Com um percurso de mais de 30 anos ligado à docência, em cursos de graduação e de pós-graduação, foi Diretora do Mestrado em Temas da Psicologia (entre 2008 e 2010) e é, desde 2014, Diretora do Mestrado Integrado em Psicologia.

Em paralelo com a docência, tem desenvolvido uma extensa atividade ligada à investigação, sendo autora e coautora de mais de 500 publicações nos domínios da motivação em contexto escolar, inteligência e avaliação psicológica.  Paralelamente, tem coordenado o Painel de Avaliação de Psicologia, no Concurso FCT para atribuição de Bolsas individuais de Doutoramento e de Pós-Doutoramento (2014, 2015 e 2018).

Luísa Faria foi ainda membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, entre 2013 e 2015, e é atualmente Diretora Regional para a Europa da International Society for Emotional Intelligence (ISEI).

No programa de ação que orientará o seu mandato como Diretora da FPCEUP para o quadriénio de 2018-2022, e que pode ser consultado aqui, Luísa Faria – que sucede no cargo a José Alberto Correia – defende que é urgente “criar sinergias entre todos os agentes, (…), pensar a Faculdade, discutir novas ideias e produzir inovação”.

A tomada de posse está marcada para o próximo dia 20 de novembro, às 15h00, no edifício da Reitoria da U.Porto.