Luís Ceríaco, curador-chefe do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, foi eleito Comissário para a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN), tornando-se no único português a integrar a equipa.

A ICZN é a Comissão que determina a forma como as espécies animais são descritas e batizadas em todo o mundo e faz cumprir o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. É, de resto, sua responsabilidade a produção do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, ou seja, um conjunto de regras para a nomeação de animais e a resolução de problemas nomenclaturais. A par disso, a ICZN tem por objetivo divulgar informação sobre a utilização correta dos nomes científicos dos animais.

Luís Ceríaco

Licenciado em Biologia (2008), Mestre em Biologia da Conservação (2010) e doutorado em História e Filosofia da Ciência (2014) pela Universidade de Évora. Foi investigador pós-doutorado na California Academy of Sciences, Natural History Museum of the University of Florida, Villanova University e University of Michigan-Dearborn.

É investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, onde exerce o cargo de curador-chefe. Venceu, este ano, uma bolsa da National Geographic para explorar a Serra da Neve, em Angola. Como biólogo, é autor de mais de 80 publicações científicas, tendo sido responsável pela descoberta e descrição de mais de duas dezenas de novas espécies para a ciência.