Os projectos da FEUP e FAUP são da autoria dos arquitectos, respetivamente, Pedro Ramalho e Álvaro Siza (Prémio Pritzker em 1992). (Foto: Luis Ferreira Alves)

O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), o Centro de Estudos de Edifícios em Serviço (CEES-FEUP) e as Edições Afrontamento vão apresentar o livro “Saber Manter os Edifícios: Pensar, desenhar, construir / Manutenção dos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto” no dia 27 de outubro , às 18h00, no edifício da Reitoria da U.Porto.

A iniciativa contará com as intervenções dos professores Fátima Marinho (Vice-Reitora U.Porto), João Falcão e Cunha (Director FEUP), Rui Póvoas (Director CEAU, FAUP), António Silva Cardoso (Director DEC, FEUP) e Rui Calejo Rodrigues (CEES, FEUP), assim como das Coordenadoras da publicação Teresa Cunha Ferreira (CEAU, FAUP) e Patrícia Fernandes (CEES, FEUP). Na sessão serão também apresentadas as curtas metragens “Saber manter os edifícios”, “Faculdade de Arquitectura da U.Porto”,”Faculdade de Engenharia da U.Porto”.

O livro resulta do Colóquio “Saber Manter Os Edifícios: Pensar, Desenhar, Construir” organizado em 2016 pelo CEAU-FAUP e CEES-FEUP, com o objetivo de refletir sobre a importância da implementação de planos e práticas de manutenção em edifícios. Nessa ocasião, foram apresentados e debatidos dois casos concretos, referentes aos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da Universidade do Porto, e compilados os contributos numa pequena edição que agora se publica em versão ampliada e ilustrada.

Com coordenação de Teresa Cunha Ferreira (CEAU, FAUP) e Patrícia Fernandes Rocha (CEES, FEUP), o livro resulta do Colóquio “Saber Manter Os Edifícios: Pensar, Desenhar, Construir” organizado em 2016 (Foto: Francisco Piqueiro)

As obras escolhidas reforçam a relevância de uma adequada manutenção e utilização dos edifícios da Universidade do Porto, como forma de garantir o bom funcionamento quotidiano e de prolongar a sua vida útil e, assim, assegurar a sua preservação e transmissão às gerações futuras. Tratando-se de obras de autor construídas no terceiro quartel do século XX propõe-se, por outro lado, uma reflexão mais alargada sobre a problemática da conservação e manutenção de edifícios recentes.

Num contexto de diminuição dos recursos económicos e ambientais, esta publicação pretende ainda sensibilizar para uma gestão mais sustentável do construído, através da implementação de estratégias de manutenção preventiva e programada, num trabalho que não pretende ser exaustivo nem conclusivo, mas sim lançar novas leituras e perspetivas de investigação.

Com coordenação de Teresa Cunha Ferreira (CEAU, FAUP) e Patrícia Fernandes Rocha (CEES, FEUP), o livro integra também ensaios de Rui Jorge Garcia Ramos (Reitoria U.Porto), Rui Calejo Rodrigues (CEES, FEUP) e Rui Fernandes Póvoas (CEAU, FAUP), assim como contributos de gestores, docentes e não docentes, assim como de alunos de ambas as instituições. As fotografias de Francisco Piqueiro (FEUP) e Luís Ferreira Alves (FAUP) enriquecem a ilustração da obra, que é rematada com entrevistas aos arquitectos autores dos projectos dos edifícios da FEUP e da FAUP, respetivamente Pedro Ramalho e Álvaro Siza (Prémio Pritzker em 1992).

A entrada é livre sujeita à lotação da sala. O livro estará disponível para venda no local, com preço promocional. A sessão de lançamento do livro “Saber Manter os Edifícios: Pensar, desenhar, construir / Gestão e Manutenção dos edifícios das Faculdades de Arquitectura e de Engenharia da UP” integra a programação do Mês da Arquitectura, promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).

Mais informações em www.fa.up.pt e www.fe.up.pt.