Se o mundo está doente, é a nutrição que pode fazer o diagnóstico. Foi com este mote que Colin Sage, professor afiliado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), abriu a sessão de apresentação do seu mais recente livro, “A Research Agenda for Food Systems”, na biblioteca da FCNAUP.

Considerado já “um dos livros mais provocadores do ano”, a obra que conta ainda com contributos de diversos investigadores de renome internacional tem como principal missão analisar como é que os vários sistemas – económicos, culturais, ambientais e até municipais – se relacionam em redor de um tópico comum: a alimentação.

Utilizando novamente o paralelismo da doença e do tratamento, o autor afirma que este livro não é meramente um diagnóstico de todos os problemas do sistema alimentar. Pretende, também, ser uma proposta de plano de tratamento e de como abordar o problema. Assim, temas como a literacia, a intervenção política, o ambiente e questões de produção são analisados em detalhe à luz da sua relação com aquilo que comemos.

Precisamente no momento em que população mundial atravessa a fronteira dos 8 mil milhões, o autor lança a questão: “Há comida para todos?”. “Existe a narrativa de que é preciso produzir mais, mas a verdade é que 30% da comida que estamos a criar hoje é desperdiçada.”, explica Colin Sage. “A solução passa por envolver as pessoas – todas as pessoas, sejam políticos, empresários e cidadãos – no processo de produção. Aumentar a sua consciência sobre a comida e as atitudes que têm em relação a ela. A atitude individual tem um grande peso neste processo”, remata o autor.

A encerrar, o diretor da FCNAUP, Pedro Graça, responsável por conduzir a sessão de apresentação, lançou ao autor e à audiência a dúvida “Como podemos pedir às pessoas para serem sustentáveis na sua alimentação num momento em que o que a maioria da população pretende é comida barata, para mitigar o atual contexto de crise?”, dando asas a um momento de discussão multidisciplinar entre audiência e apresentadores.

A apresentação do livro “A Research Agenda for Food Systems” marcou também a estreia do Espaço Dr. Emílio Peres, na biblioteca da FCNAUP, onde se pretende criar momentos de debate e discussão sobre vários temas da sociedade civil.