50 estudantes da FCNAUP estiverem envolvidos no projeto “Receitas sem alergias”.

Bacalhau à Brás, pastéis de nata ou leite creme. Se não pode comer estes ou outros alimentos por ser alérgico ao leite ou aos ovos, por exemplo, os estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) criaram um livro a pensar em si. “Receitas sem alergias” trata-se de um dos primeiros guias em português com receitas culinárias pensadas para pessoas com alergias alimentares.

Em formato de livro digital, o guia encontra-se disponível gratuitamente para todo o público em https://elearning.up.pt/repositorio/alergia-alimentar. Através de um interface simples e fácil de usar, os utilizadores podem escolher o(s) alimento(s) alergénio(s) a evitar na sua alimentação – seja leite, ovos, trigo, frutos secos ou soja – e rapidamente descobrir quais as receitas que são indicadas às suas restrições alimentares.

Resultado de um projeto da unidade curricular de Imunologia da licenciatura em Ciências da Nutrição e do Gabinete de Tecnologias Educativas da UP Digital, em colaboração “Receitas sem Alergias” apresenta um total de 35 receitas gastronómicas, acompanhadas de todas as informações do valor nutricional e de vídeos instrucionais sobre como preparar cada uma das receitas.

No prefácio que faz ao livro, o diretor da FCNAUP, Pedro Moreira, explica que este guia se constitui como um objeto de aprendizagem, onde os estudantes “aproximaram-se da forma como o nutricionista terá de raciocinar para exercer as suas funções e treinaram precocemente futuros gestos profissionais”. Para Pedro Moreira, o projeto trata-se de mais um exemplo da colaboração entre a FCNAUP e a FMUP na investigação e ensino da Nutrição e da doença alérgica.

“Receitas sem Alergias” foi oficialmente apresentado no dia 28 de fevereiro, na Faculdade de Medicina da U.Porto, numa sessão que contou com uma prova de degustação de algumas receitas confecionadas pelos próprios estudantes da FCNAUP autores do livro.