A Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber no próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, pelas 18h00, a sessão de lançamento e apresentação do livro A Relevância da Indústria Química e o Seu Contributo para a Sociedade, da autoria de de José Luís Figueiredo, Professor Emérito do Departamento de Engenharia Química da FEUP.

A obra surge em resposta ao desafio lançado pela Fundação Amélia de Mello ao Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia. O objetivo seria a elaboração de um estudo, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, criador do Grupo CUF, sobre a importância da indústria química e o seu contributo para a qualidade de vida das pessoas, perspetivando a sua evolução futura.

Estruturada em três capítulos, a obra inicia-se com uma breve história acerca da indústria química desde as suas origens, destacando as principais realizações e seus protagonistas.

“Não podia deixar de constar uma análise da sua evolução em Portugal, salientando o exemplo emblemático da CUF que, a partir do polo industrial criado de raiz no Barreiro, foi determinante para a industrialização do país”, avança José Luís Figueiredo.

O docente quis ainda abordar os desafios que a sociedade hoje enfrenta, fazendo uma correlação direta com a química. “Nas suas vertentes ciência, engenharia e indústria, a química torna-se indispensável para resolver os principais problemas da sustentabilidade. Quis focar-me em quatro temas particulares: água, energia, matérias-primas e as alterações climáticas”, explica.

O evento vai ser transmitido em direto, via streaming, em www.alfredodasilva150anos.pt.

Sobre José Luís Figueiredo

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela FEUP em 1968, diplomado em Engenharia Química pelo Imperial College of Science and Technology (DIC), e doutorado pela Universidade de Londres, em 1975, José Luís Figueiredo iniciou a sua carreira docente na Faculdade de Engenharia em 1969. Professor Catedrático desde dezembro de 1979, dedicou-se, sobretudo, ao ensino da catálise.

Em 1975, criou, uma Linha de Investigação em Catálise Heterogénea, integrada no Centro de Engenharia Química (CEQ) da U.Porto e financiada pelo extinto Instituto Nacional de Investigação Científica.

Ainda neste período, organizou e dirigiu três Cursos Avançados (NATO Advanced Study Institutes) sobre “Desativação de Catalisadores” (1981), “Carbon and Coal Gasification” (1985) e “Carbon Fibres Filaments and Composites” (1989), acompanhando a evolução dos seus interesses de investigação.

Em 1991 coordenou o Núcleo FEUP do Instituto de Materiais (IMAT), financiado no âmbito do Programa CIÊNCIA. Foi então que criou o Laboratório de Catálise e Materiais (LCM), Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que, em 2004, seria integrada no Laboratório Associado LSRE-LCM.

Autor de oito livros na área da Catálise Heterogénea e dos materiais de Carbono e responsável por mais de 30 projetos financiados, incluindo quatro europeus, José Luís Figueiredo publicou mais de 350 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, que reúnem mais de 21.000 citações. Entre eles inclui-se um dos artigos mais citados na área da Química em Portugal. Participou ainda como orador em mais de 300 congressos, é detentor de uma patente e orientou 18 teses de Doutoramento, nove teses de Mestrado e 30 investigadores a nível pós-doutoral.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) no período de 2007 a 2009, dirigiu, em colaboração com Mariette Pereira, docente da da Universidade de Coimbra, o Curso Integrado de Catálise (CIC2006), realizado no âmbito das atividades da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da SPQ.

José Luís Figueiredo é Professor Emérito da FEUP desde 2015, ano  em que proferiu a sua última aula. “Carbon & Catalysis: My Quest” foi o mote para uma sessão em que abordou as diversas áreas em que focou a sua investigação, como é o caso da Catálise Heterogénea, dos Materiais de Carbono e da Engenharia das Reações Químicas.

Entre as várias distinções nacionais e internacionais que recebeu ao longo da carreira incluem-se, entre outros: o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior; o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2011); o Prémio Ferreira da Silva 2014, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química; o “Lee Hsun Research Award on Materials Science 2014”, com a chancela do Institute of Metal Research, Chinese Academy of Sciences; e o Prémio à Trajetória Científica em Catálise (Prémio Investigador Sénior FISOCAT 2018), atribuído pela Federação Ibero-Americana de Sociedades de Catálise.