
Filipa Martins (em cima) e Vânia Neves (na foto da direita) são as duas “representantes” da U.Porto no RIo’2016. (Fotos: DR)
Para além da motivação de participarem no maior evento multi-desportivo a nível mundial, os atletas portugueses que vão participar a partir desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil) levam na bagagem um incentivo especial. Trata-se do livro “Jogos Olímpicos sob o Signo da Utopia”, assinado por Rui Proença Garcia, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
Tomando como ponto de partida as celebrações dos 120 anos sobre a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e os 500 anos sobre a publicação de “Utopia”, de Thomas More, o livro, lançado em coautoria com Caminho Cunha, professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, relaciona os dois momentos sob várias perspetivas.
Ao longo de 12o páginas que atravesasm toda a história dos Jogos Olímpicos até à atualidade, refletem-se temas caros ao Movimento Olímpico como a reunião dos povos à procura do ideal da paz, solidariedade e da fraternidade, expresso no conceito da Aldeia Olímpica. Pelo meio, elogia-se o esforço do Homem, personalizado no esforço dos atletas e ligado a dimensões como a mente, o corpo, a emoção, a intuição, o amor ou a fé. Para o fim fica uma proposta de caminho da imanência à transcendência e o contributo dos Jogos Olímpicos para percorrer esse itinerário.
O livro foi apresentado pela primeira vez a 31 de maio no auditório do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa. Com prefácio assinado pelos reitores da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da U.Minho, António Cunha, e do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, a obra será também incluída nas ofertas do COP às outras delegações presentes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Brasil.
Ainda que a cerimónia de abertura esteja marcada para sexta-feira, 5 de agosto, os Jogos Olímpicos 2016 já arrancaram oficialmente esta quarta-feira, com a competição de futebol feminino. Portugal estará presente com uma comitiva de 92 atletas, entre os quais se incluem as estudantes da Universidade do Porto Filipa Martins (Ginástica Artística) e Vânia Neves (Natação de Águas Abertas).
Sobre Rui Proença Garcia
Com um percurso académico inteiramente ligado à Universidade do Porto, Rui Manuel Proença Garcia é licenciado em Educação Física, Doutor em Ciências do Desporto e Professor Catedrático da FADEUP. É ainda Presidente da Comissão de Ética da FADEUP e membro da a Comissão de ética da U.Porto.
Autor de vários livros e capítulos de livros editados sobre Desporto e Educação, Rui Garcia está também fotemente ligado à promoção do Desporto no Brasil onde é conselheiro do Conselho Regional de Educação Física, Membro Correspondente Vitalício da Academia Brasileira de Filosofia e membro de vários conselhos redatoriais de revistas científicas.