Elsa Caetano

Elsa Caetano, professora do Departamento de Engenharia Civil e investigadora do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas (VIBEST), é autora do livro “Cable Vibrations in Cable-Stayed Bridges”, que foi recentemente reeditado em chinês, pela editora Chinese Architecture and Building Press (CABP).

A obra original, escrita em inglês, foi publicada pela International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE). A versão em chinês surgiu em resultado de um protocolo estabelecido entre a editora chinesa CABP e a IABSE, no sentido de traduzir e divulgar na China um conjunto de monografias selecionadas. Este livro foi a segunda obra da IABSE traduzida e à venda na China.

“A tradução e publicação em chinês deste livro constitui um sinal de reconhecimento e a convicção da utilidade de uma vertente de trabalho a que intensamente me dediquei durante cerca de dez anos na FEUP. Na realidade, esse reconhecimento internacional já surgiu com a publicação inicial em inglês em 2007, pois o livro não só teve imensa aceitação na comunidade científica, como também passei a ser convidada a participar em estudos relacionados com grandes projetos a nível internacional, como por exemplo os relativos à cobertura atirantada do Estádio Olímpico de Londres 2012”, revela Elsa Caetano.

O livro “Cable Vibrations in Cable-Stayed Bridges” aborda o problema das vibrações em cabos de pontes atirantadas (cujo tabuleiro é suspenso por cabos a partir de um ou mais mastros, como por exemplo na ponte Vasco da Gama, em Lisboa), numa perspetiva de aplicação ao projeto. “As vibrações em cabos foram observadas pela primeira vez nos anos 80, na sequência da expansão em todo o mundo da construção de pontes atirantadas, com vãos progressivamente maiores. Dada a sua complexidade, responsável por uma compreensão ainda hoje incompleta dos diferentes fenómenos que podem coexistir na sua origem, tem vindo a ser realizada investigação neste tópico ao longo das últimas três décadas”, afirma a docente da FEUP.

O livro representou um objetivo da investigadora de reunir num documento o estado de arte neste tema, incluindo também resultados da sua própria investigação, realizada no âmbito dos trabalhos de doutoramento e atividade subsequente. A obra inclui ainda recomendações, regras práticas e a descrição de metodologias de análise para aplicação direta ao projeto de pontes atirantadas e, no final, um conjunto de fichas técnicas de obras desenvolvidas em colaboração com prestigiados projetistas e empresas internacionais.

A obra destina-se essencialmente a técnicos envolvidos no projeto e construção de pontes atirantadas e a investigadores que se dedicam a esta área. O livro também pode ser adquirido através da loja online da IABSE ou da Amazon.