Luís Filipe Malheiros, António Machado e Moura e João Falcão e Cunha (da esq. para a dir. Foto: DR)

Luís Filipe Malheiros, António Machado e Moura e João Falcão e Cunha (Da esq. para a dir. Foto: DR)

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolheu, no passado dia 19 de junho, um debate entre as duas listas candidatas ao Conselho de Representantes (CR) da FEUP, relativas ao corpo docente e investigador. O Conselho de Representantes está responsável por diversas funções de relevância na gestão da Faculdade de Engenharia, desde a orientação estratégica, a proposta de iniciativas que promovam o bom funcionamento da instituição, até à eleição do novo Diretor da Faculdade de Engenharia, cargo ocupado por Sebastião Feyo de Azevedo até ao próximo dia 27 de junho, data que irá marcar o início de funções enquanto Reitor da U.Porto.

FEUP PARA O FUTURO” é o slogan que representa a Lista A, que tem como delegado António Torres Marques, Diretor de Departamento de Engenharia Mecânica. Da sua lista consta João Falcão e Cunha, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial (DEGI), que recentemente oficializou a sua intenção de candidatura a Diretor da FEUP. De entre as principais linhas orientadoras do manifesto eleitoral da lista A destaque para a aposta na internacionalização e para a promoção e concretização de uma política de I&D&I, que permita consolidar atividades e explorar sinergias. Um outro pilar fundamental da candidatura da lista A incide no maior envolvimento e valorização do corpo docente, investigadores e técnicos. A valorização das atividades culturais, desportivas e no campo da responsabilidade social e ambiental foi também amplamente defendida no documento, assim como a gestão das relações com a U.Porto, unidades orgânicas, institutos de interface, colaboradores e outros recursos. Para conhecer a proposta na totalidade, clique aqui.

DE OLHOS NA FEUP” é o nome da proposta submetida pela Lista B, encabeçada por Luís Filipe Malheiros, Diretor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, que também se apresenta como candidato a Diretor da FEUP. Aproveitando o título do seu manifesto, a Lista B propõe-se a “pôr os olhos” nos eixos que considera mais importantes e estratégicos para a FEUP: as pessoas, o campus (e suas instalações físicas), a investigação, o ensino, o modelo de gestão, a imagem, a cultura e desporto. Uma lista que defende maior abertura ao exterior, nomeadamente no que diz respeito aos parceiros industriais com os quais é necessário colaborar de perto. Esta abertura ao exterior deve também estender-se à U.Porto, em articulação com as diferentes áreas científicas e intensificando a formação em novas competências. O envolvimento e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade FEUP é também um dos temas fortes da lista B. Conheça o manifesto completo aqui.

A sessão reservou cerca de 15 minutos para a apresentação do programa eleitoral de cada uma listas, seguindo-se depois um debate, onde foram levantadas questões como a adaptação da oferta de ensino à procura e empregabilidade, a transparência na gestão das relações com os institutos de interface, a melhoria das condições dos espaços físicos da Faculdade de Engenharia, a gestão eficaz dos recursos humanos e a multi-disciplinaridade crescente das atividades. Numa mesa moderada por António Machado e Moura, Presidente da Comissão Eleitoral, a Lista A foi representada por João Falcão e Cunha e a Lista B defendida por Luís Filipe Malheiros.

Este debate marcou o início da campanha eleitoral, que culmina com a Eleição do Conselho de Representantes, a 30 de junho.

Mais informações sobre a composição e funções do Conselho de Representantes podem ser consultadas aqui.