A proposta para a criação de uma “ligação dourada” entre os diferentes edifícios e demais espaços que integram o polo do Campo Alegre, da autoria de quatro estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi distinguida com o 2.º lugar da edição deste ano da Streetlife Design Competition, a maior competição internacional para futuros arquitetos paisagistas.

A final da competição decorreu no passado dia 24 de março, em Leiden, na Holanda. Neste evento, as 12 equipas finalistas tiveram a oportunidade de apresentar as respetivas respostas ao desafio de redesenhar um local e apresentar uma proposta de intervenção para o mesmo.

Em “The Golden Connection“, Mayara Mendes, Alex Albuquerque, Isabelle Freitas e Mariana Horta propõem-se então a “ligar” todo o o Pólo III (Campo Alegre) da U.Porto, através de um passadiço de latão que, fazendo uso dos vários espaços verdes existentes, sobe até à copa das árvores (treetop walkway), garantindo, por exemplo, uma vista privilegiada  sobre o Rio Douro ou a Ponte da Arrábida.

“Além de proporcionar um acesso universal a espaços verdes públicos seguros e inclusivos, num ambiente urbano onde as pessoas podem desfrutar de atividades divertidas e relaxantes, o passadiço no topo das árvores é uma peça metálica escultórica que brilha no meio da vegetação”, defende a equipa liderada pelo docente José Miguel Lameiras.

Argumentos que convenceram o júri da Streetlife Design Competition, que elogiou o caráter inovador da proposta: “Para além de ligar os espaços num novo conjunto de funções, a equipa levou a tarefa mais longe ao introduzir uma noção de verticalidade da paisagem. O passadiço aéreo em latão oferece uma nova dimensão vibrante ao espaço, em relação harmoniosa com o espaço e as árvores”.

A equipa da FCUP é liderada pelo docente José Miguel Lameiras (à dir.ª). (Foto: DR)

Ainda segundo os jurados, o projeto destaca-se pela utilização de uma paleta criativa de materiais e estabelece a sua própria linguagem formal, resultando numa série de ambientes convidativos e úteis”.

O 2.º lugar conquistado na competição valeu à equipa da FCUP um prémio monetário de 3.000 euros. O primeiro prémio, no valor de 7.000 euros, foi atribuído ao projeto Rebirth: a food’s tale (Bélgica), da autoria de duas arquiteturas profissionais.