Leopoldina Ferreira Paulo (1908-1996) foi a primeira mulher a doutorar-se pela Universidade do Porto, a 23 de novembro de 1944. A partir desta terça-feira, dia 29 de outubro, será também a primeira mulher a “entrar” no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com a colocação de um quadro-retrato, pintado por Mário Bismark, ao lado dos de dezenas de outros professores e figuras históricas da U.Porto.

Foi com a tese intitulada Alguns caracteres morfológicos da mão nos portugueses, apresentada na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), que Leopoldina Ferreira Paulo se doutorou, em 1944. A 16 de junho do ano seguinte foram-lhe impostas as insígnias doutorais, juntamente com outros seis novos doutores pela U.Porto: Judite dos Santos Pereira, Jayme Rios de SousaJoaquim Rodrigues Santos JúniorArnaldo da Fonseca RoseiraJoaquim Sarmento e José Ramos Bandeira.

Uma carreira a ensinar

Com uma formação multidisciplinar, Leopoldina frequentou cursos nas faculdades de Letras, Belas-Artes e Ciências, tendo depois desenvolvido a sua carreira académica na área das Ciências Histórico-Naturais, na Universidade de Porto.

A primeira doutorada da U.Porto começou por dar aulas no Liceu Nacional Martins Sarmento de Guimarães e no ensino secundário privado, no Porto. Em 1935, mesmo antes de se doutorar, foi nomeada assistente na FCUP, instituição para a qual foi contratada, em 1945, para 1.ª assistente. Nos anos 70, assumiu funções como Professora auxiliar e, em 1971, como Professora Agregada.

Em paralelo com a carreira enquanto docente, Leopoldina Ferreira Paulo dedicou-se à investigação, sobretudo na área da antropologia. Membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnografia e da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, estagiou, durante os anos 60, nos Institutos de Zoologia de Paris e de Hamburgo

“E contudo, elas movem-se!”

A colocação do quadro marca o encerramento do ciclo “E contudo, elas movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências“. Durante os meses de setembro e outubro, a Universidade do Porto dinamizou mais de 20 de atividades que destacaram e homenagearam algumas mulheres ligadas às várias áreas do conhecimento, desde a saúde, à ciência, até às artes.

O momento está agendado para o final de tarde desta terça-feira, dia 29 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto. Antes disso, por volta das 18h00, realiza-se uma Mesa-redonda no Auditório Casa Comum, que contará com a participação de Maria do Céu da Cunha RêgoIsabel Pires de Lima e Júlio Machado Vaz, e moderação de Luís Caetano.