O premiado designer computacional alemão Karsten Schmidt vai ser o orador principal da edição deste ano do Processing Community Day (PCD21), promovido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Agendado para o próximo dia 11 de fevereiro, o evento vai juntar – em formato online – centenas de participantes nacionais e internacionais na promoção e discussão da Computação Criativa e do Pensamento Computacional nas Artes e no Design.

Com uma carreira de mais de duas décadas dedicada à interseção de domínios como o design computacional, a arte, o desenvolvimento de software e a educação, Karsten Schmidt é um pensador conceptual, focado em obter o máximo de liberdade criativa. Quando não está a criar, viaja pelo mundo enquanto consultor ou a dar workshops sobre a abordagem de design generativo, código-fonte aberto e uso de código como ferramenta criativa.

Além de ter sido um dos primeiros contribuidores do projeto Processing, participou em vários livros sobre programação e design gráfico. O seu trabalho foi apresentado por diversas vezes na imprensa e exibido internacionalmente, incluindo no MoMA, em Nova York.

Karsten Schmidt será o orador principal num programa que apresenta também uma exposição e um conjunto de quatro workshops. (Foto: DR)

As visões do futuro

Mas a intervenção de Karsten Schmidt, agendada para as 12h00, não é o único ponto de interesse da terceira edição do PDC21, organizada no âmbito das licenciaturas em Design de Comunicação e Artes Visuais da FBAUP, e com o apoio do Art, Design, and Society Research Institute (i2ADS).

Logo após a intervenção do orador principal, haverá tempo e espaço para uma sessão de conversa com artistas convidados, na qual se procurará explorar as relações atuais, cada vez mais mediadas por ecrãs digitais. Segue-se uma webperformance de Nicolau Centola.

Em jeito de warm-up há ainda, de 1 a 8 de fevereiro, quatro workshops – três dos quais já lotados -, cujos resultados serão conhecidos no dia do evento principal.

As edições anteriores do PCD tiveram lugar em 2019 e 2020 e passaram também por Coimbra e Lisboa. (Foto: Pedro Amado)

A participação no Processing Community Day 2021 é gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia, limitada à capacidade da plataforma Zoom a partir da qual se poderá assistir à conferência.

Mais informações aqui.