O Jornalismo Porto Net (JPN) , jornal online do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, faz 15 anos na próxima sexta-feira (22 de março) e vai celebrar a efeméride com a realização do #ECA2019 – 1.º Encontro de Ciberjornalismo Académico, evento que se propõe a “refletir” e “explorar” o jornalismo feito no seio das universidades portuguesas. Organizada em conjunto com o Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), a iniciativa terá lugar no Polo de Ciências da Comunicação da U.Porto e vai envolver estudantes, professores, investigadores e profissionais ligados à área.

Esta primeira edição do evento contará com a presença da jornalista e professora norte-americana Anne Driscoll, da Brandeis University, que vem falar sobre investigação jornalística na área da Justiça na era da Internet. Presente estará também Pedro Jerónimo, da Universidade da Beira Interior (UBI) e do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), que irá explorar a relação do ciberjornalismo académico com o jornalismo de proximidade.

Após as palestras, seguir-se-á um debate sobre “a experiência que os ‘cibermeios académicos’ proporcionam aos estudantes e o que pode ser feito para a melhorar.” A refletir sorbe estes temas estarão jornalistas profissionais com experiência nestes meios, bem como outros que se mantêm associados a “projetos informativos desenvolvidos em universidades e politécnicos.”

Parte integrante do programa do #ECA2019 é também o REC – Repórteres em Construção, um projeto colaborativo saído do 4.º Congresso dos Jornalistas que “procura promover e apoiar a formação de estudantes do ensino superior na área do jornalismo”.

O 1.º Encontro de Ciberjornalismo Académico encerra com um debate que reúne membros da equipa que “idealizou e concretizou” o JPN, em 2004.

O JPN e o ObCiber contam com o apoio da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), da American Corners Portugal, do Center for Research in Communication, Information and Digital Culture – Porto (CIC.Digital – Porto) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.