A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebeu, no passado dia 12 de maio, a 19.ª edição do ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário, uma iniciativa organizada pelo Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Este ano, participaram 29 equipas oriundas de 18 escolas do Norte e do Centro do país. Após o retorno das edições presenciais em 2022, o evento voltou em pleno com os números de participações anteriores à pandemia.

Distribuídas pelos laboratórios do DCC, as equipas de três elementos recorreram a diferentes linguagens de programação como C/C++, Java e Pascal para resolver oito problemas. Quatro horas depois, estes futuros “programadores” voltaram a colorir com balões o Auditório Ferreira da Silva, já que, a cada problema resolvido, é atribuído um balão com uma cor diferente.

Os grandes vencedores foram os “IFwinners”, do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC), de V.N. de Gaia, que resolveram sete dos desafios. No segundo lugar do pódio ficaram os ELS, do Agrupamento de escolas À Beira Douro, de Gondomar, e a terceira posição foi ocupada pelos Not Randoms, do CIC.

Os vencedores receberam prémios oferecidos pela organização, tendo sido distribuído um certificado por todas as equipas participantes.

Sobre o TOPAS

O ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário realiza-se na FCUP desde 2001. Em consequência do sucesso alcançado desde a primeira edição, o ToPAS  tem vindo a ser alargado a outras universidades, tendo dado origem ao do ToPAS Sul, na Universidade do Algarve, e so ToPAS Lx,  na Universidade Nova de Lisboa.

Recorrendo a um único computador, os participantes têm quatro horas para resolver oito problemas, programando em linguagens como o C/C++, Java e Pascal. Pretende-se deste modo estimular os alunos a interessarem-se pela área de Ciência de Computadores, e, quem sabe, a descobrirem a sua vocação num dos cursos da FCUP.